Aprenda a fazer Networking Digital

Atualmente nós estamos vivendo uma era digital nunca antes vista em décadas anteriores. Com novas profissões surgindo, além de uma disrupção no método de trabalho de muitas profissões tradicionais, ter relevância no âmbito digital deixou de ser algo só necessário para blogueiros ou Youtubers.

 

Se você quer conquistar reconhecimento e tornar seu trabalho bem avaliado no mercado, ter uma presença digital relevante fará toda a diferença em sua carreira, vamos ver nesse artigo como é possível construir um networking digital mesmo não sendo um mestre de marketing.

networking

Networking Digital, o que é?

Fazer um networking digital é basicamente manter um relacionamento constante com colegas de trabalho, ex-colegas de trabalho, chefes, ex-chefes, antigos amigos da escola e da faculdade através da internet, seja usando as redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, pelo Whatsapp, ou combinando um encontro online usando o Meet ou Zoom.

Mesmo antes do confinamento devido a pandemia, a troca de mensagens entre profissionais já era feita dessa forma, então o que vimos acontecer foi que devido as restrições de contato social, os encontros digitais tiveram um crescimento exponencial para manter o relacionamento entre as pessoas, e pelo visto, mesmo que as restrições comecem a se afrouxar com o tempo, essa forma de contato não vai deixar de ser usada, pois ficou comprovado que é uma maneira muito eficiente e confortável de se continuar um networking.

Modo de fazer um Networking eficiente

    1. Comece a construir presença online

Para conseguir êxito em seu networking digital, você precisa construir presença na internet de
forma consistente. Em outras palavras, se você ainda não possui perfil nas redes sociais de maior relevância, é muito importante estar presente nelas o quanto antes. Comece com duas ou três com as quais você mais se sinta confortável, crie um perfil e comece a alimentar ele com informações interessantes sobre assuntos que você domina. Criar artigos ou dar sua opinião
sobre notícias atuais é uma ótima forma de gerar engajamento.

2. Tenha uma boa interação nas redes

A interação nas redes sociais é uma das ferramentas que mais geram resultados relevantes. Sua interação deve ser feita tanto com pessoas que já conheça como também com outras ainda não conhece, é uma excelente forma de construir relação com novas pessoas que podem vir a ser ótimos parceiros profissionais e que podem ter afinidade profissional com você muito boa. Uma das principais redes para isso é o Linkedin já que é uma plataforma pensada na interação profissional, mas mesmo as redes sociais com um ar mais pessoal também podem dar resultados muito positivos.

Contudo, é importante ter o cuidado durante as interações para não fazer comentários ofensivos que possam vir a atrapalhar sua construção de relacionamento. Mesmo aquelas brincadeiras ou piadas que possam ter um viés inocente podem magoar ou ofender alguém a depender do cenário em torno do tema. Não estou dizendo com isso que seus posts não devem ter um ar mais descontraído, só digo que precaução sempre é bom.

3. Mantenha conversas com seus contatos

As pessoas que forem mais próximas de você (pessoalmente falando), o ideal é que, quando possível, ao invés de apenas manter conversas via WhatsApp, busque também fazer visitas ou marcar encontros, isso ajuda no fortalecimento e manutenção do relacionamento.

É claro que igualmente importante, vale muito a pena estar sempre enviando mensagens periódicas a seus contatos para saber como eles estão, seus projetos, e claro, falar sobre você também.

     4.   Se ofereça para ajudar em algo

Tenha em mente que newtorking é uma via de mão dupla. Assim como sua rede de relacionamento pode te ajudar a conseguir um bom QI ( quem indica) fechar um negócio, o contrário é verdadeiro, você precisa estar disponível quando sua rede precisar de ajuda. Pode ser que algum deles precise de uma informação em alguma área que você domina e se pintar alguma vaga que pode ser preenchida por um de seus contatos, é seu dever ajudá-los no que estiver ao seu alcance.

Guardar uma informação que você tem e que poderia ajudar a um colega é um erro. Demonstre disposição e em ajudar se for possível, essas ações fazem parte da estratégia de networking.

 5.  Faça “Happy Hours” online

É verdade que a rotina do dia a dia de trabalho esgota a energia, isso é normal. Ainda assim, sempre que possível e possa até parecer estranho no início, marque reuniões online com sua rede, o bom é que ninguém vai precisar sair de casa para estar juntos, e muita informação legal pode ser trocada dessa forma.

É claro que sempre que possível, não deixe de sair junto com eles pessoalmente, nós seres humanos somos criaturas que foram feitas para se relacionar de forma pessoal, nada pode substituir o contato humano.

6.    Converse com toda a sua rede

É comum que a gente tenha aqueles contatos que nos relacionamos de forma mais frequente. Porém, para que a estratégia de networking online tenha eficácia, você precisa se organizar para dar atenção a todos os contatos de sua rede. Falar uma vez por semana com cinco colegas achando que está de bom tamanho não traz resultado algum. 

Mantenha contato inclusive com as pessoas com quem você não tem um relacionamento tão forte. Pergunte como elas estão, o que elas têm feito e se você pode ajudar em algo. Dê uma olhada no que elas estão postando em suas páginas nas redes sociais, isso pode te dar margem e assunto para puxar conversa e se aproximar.

 7.    Demonstre Empatia

O mundo atual está passando por situações cada vez mais complicadas, situações com um poder de causar dificuldades a todas de forma jamais vista. Por conta disso, antes de simplesmente tentar cumprir uma agenda de networking, busque entender qual é a situação real de seus contatos, como eles estão vivendo e lidando com seus problemas e se há algo que você possa fazer. Empatia é uma habilidade essencial e que todos devem buscar cultivar.

 

Mesmo que você não possa fazer nada de forma mais ativa, o simples “parar para escutar um amigo que quer conversar” já vale muito, ainda mais para esses tempos de isolamento social.

Quer saber mais sobre assuntos como esse? Nós temos um curso de Gestão Emocional para bancários que pode te ajudar a ter sucesso em sua carreira pensando não só em suas habilidades técnicas.

 

Nosso artigo termina aqui, te vejo na próxima, até mais!

Compartilhe!

guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Acesso Rápido