Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Planejar CFP® — Conheça a Associação de Planejadores Financeiros

Compartilhar
Planejar CFP® — Conheça a Associação de Planejadores Financeiros

Você que atua no setor financeiro ou está caminhando em direção a esse universo, provavelmente, já ouviu falar na Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, conhecida também como Planejar CFP®. 

E, como o próprio nome já diz, ela está diretamente ligada com as certificações CFP®. Então, para você que está em busca de especializações no setor financeiro e deseja tornar seu currículo mais atrativo para se destacar no mercado, é indispensável conhecer essa associação.

Quer saber mais detalhes sobre a Planejar? Vamos lá!

O que é a Planejar CFP®?

A Planejar CFP® é a associação de autorregulação, não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela administração das certificações CFP®. Ela reúne todos os planejadores financeiros CFP® no Brasil e outros profissionais interessados nas atividades relacionadas com o planejamento financeiro pessoal. 

Ela foi criada em novembro de 2016, a partir do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), que foi fundado em maio de 2000 por profissionais da área financeira.

A associação é a única representante brasileira da certificação CFP® e, exclusivamente, a entidade afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board ou Conselho de Padrões de Planejamento Financeiro, em português). Por essa razão, somente ela tem a permissão de conceder a certificação CFP® aos profissionais que possuem os requisitos necessários. Mais à frente, você verá a fundo sobre a certificação e esses requisitos.

Em resumo, a Planejar CFP® tem como principais funções a implementação, certificação e controle das atividades relacionadas à área de planejamento financeiro pessoal, atuando  também como representante dos profissionais do setor.

Qual é o objetivo da Planejar CFP®?

Como você viu, a associação Planejar não é somente uma entidade que tem autorização para conceder as certificações CFP®. Ela está envolvida em outras atividades que englobam a área de planejamento financeiro pessoal.

Confira alguns exemplos dessas outras atuações que a associação tem:

  • promoção de eventos relacionados aos profissionais que atuam como planejadores financeiros pessoais no Brasil;
  • divulgação dos profissionais que são certificados pelo CFP®;
  • divulgação de eventos e cursos de outras entidades e associações para os profissionais que têm a certificação CFP®.

Bastante coisa, não é mesmo? E tudo isso voltado aos profissionais do setor financeiro.

Ok, agora você já sabe o que é a associação Planejar CFP® e conhece as atividades que a entidade pratica, mas precisamos falar de um ponto extremamente importante neste assunto: a própria certificação CFP®.

A certificação CFP®

A certificação CFP® (Certified Financial Planner), ou Planejador Financeiro Certificado, em português, é um certificado de nível internacional responsável por validar a atuação de um profissional da área de planejamento financeiro.

Essa certificação foi desenvolvida pelo FPSB, mas como dito anteriormente, a instituição representante do Brasil é a Planejar CFP®.

Essa certificação é um diferencial para quem atua no setor financeiro. Por isso, para conseguir obtê-lo é necessário alguns conhecimentos específicos, como:

  • planejamento financeiro;
  • planejamento de aposentadoria;
  • planejamento fiscal;
  • planejamento sucessório;
  • gestão de investimentos;
  • gestão de riscos e seguros.

Além disso, é exigido um acerto de, no mínimo, 70% das questões da prova.

Lembra que lá em cima eu falei sobre alguns requisitos que são necessários para ter o certificado CPF? Agora, vamos conhecer quais são eles.

Esses requisitos são conhecidos como “os quatro E’s” dentro do mercado financeiro. São eles:

  1. educação: ter ensino superior completo em uma instituição reconhecida pelo MEC;
  2. experiência profissional: ter, no mínimo, três anos de experiência não supervisionada em relacionamento direto com pessoas físicas ou um ano de experiência supervisionada;
  3. ética profissional: aderir ao código de conduta ética e responsabilidade profissional da associação Planejar;
  4. exame: ser aprovado na prova do CFP® que avalia o conhecimento e habilidades técnicas para analisar se o profissional está ou não apto para exercer as funções da área.

Agora você já sabe as principais informações sobre a Planejar CFP® e os detalhes sobre a prova que é necessária para obter a certificação. Então, chegou a hora de se preparar para o teste e alcançar os melhores resultados.

E a T2 Educação oferece o curso preparatório CFP® com conteúdos feitos especialmente para você que quer atuar nas áreas do setor financeiro relacionadas ao planejamento financeiro pessoal ou familiar. Não perca mais tempo e faça o curso para dar o primeiro passo em direção ao sucesso da sua carreira profissional.