Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

O Que é ANBIMA — Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Associação

Compartilhar
O Que é Anbima Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre A Associação - T2 Educação

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Não importa se você manja dos paranauês ou caiu aqui de paraquedas, para entender do que estamos falando, você precisa saber o que é ANBIMA!

A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, e é ela que rege toda a parte de certificação das CPAs.

Afinal, o que é ANBIMA e o que ela faz?

A ANBIMA surgiu em 2009, e foi criada a partir de uma parceria entre a ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e a ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro).

Hoje, a ANBIMA é uma das maiores entidades financeiras do país e já conta com mais de 340 associados entre bancos, corretoras de investimento e gestoras de patrimônio, entre outros.

Todas elas precisam seguir à risca as regras da entidade!

Ao unir tantas empresas em um grupo só, a ANBIMA busca trazer para as suas atividades e para a sua estrutura todas as visões de mercado possíveis.

Agora que você entendeu o que é ANBIMA, hora de continuar.

Leia também: Certificação ANBIMA: O Guia DEFINITIVO (CPA 10, CPA20, CEA, CGA)

Ela atua com base em quatro pilares ou, como chamam, compromissos: representar, autorregular, informar e educar.

Representar

A ANBIMA, além de tentar estabelecer um código de conduta para as empresas que fazem parte dela, também representa os negócios em fóruns e outros eventos, para promover o diálogo entre os diferentes lados do mercado.

Autorregular

Você deve estar se perguntando como a ANBIMA consegue controlar mais de 300 empresas e ainda fazê-las seguir as regras, enquanto você já deixou até miojo queimar na panela?

O que acontece é que a ANBIMA se autorregula, ou seja, as próprias empresas ditam como deveriam ser os códigos internos, pensando sempre no bem do mercado.

A associação avalia as questões com sua equipe técnica e vê se vale a pena. Caso positivo, vira regra!

E, lógico, se algo der errado no futuro e for prejudicial para o mercado, sai da lista.

Informar

Como nós da T2 acreditamos, conhecimento nunca é demais!

A ANBIMA segue o mesmo pensamento e trabalha a todo o tempo para absorver e divulgar diversas informações sobre o mercado.

Tudo é feito com uma base de dados sólida e bem construída, com diversos pontos de atenção — de maneira segura, clara e sincera, para informar sem confundir ou gerar dúvidas.

Educar

A ANBIMA tem ideia de que quem está mais preparado pode oferecer mais para o mercado.

Por isso ela conta com diversos programas de certificação e qualificação para quem trabalha no setor e até para quem investe.

É claro que estamos falando das queridas CPA 10 e 20, além da CEA, pelas quais temos muito carinho aqui na T2 (beijos, amigas!).

via GIPHY

Gostou de saber mais sobre o que é ANBIMA e como ela pode influenciar no mercado? Confira mais informações aqui no blog da T2 Educação!