Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

O Que é Benchmark Financeiro?

Compartilhar
O Que é Benchmark Financeiro - T2 Educação

Benchmark financeiro é assunto de prova da ANBIMA, meu nobre gafanhoto! Você já sabe exatamente o que significa isso?

E olha, não é só pra mandar bem nas certificações que você precisa entender esse conceito aí! Se você investe, também precisa manjar dos paranauês tudo para não colocar seu dinheiro em produto furado, beleza?

Neste artigo eu vou te explicar o que é esse tal de benchmark e você vai entender do que eu estou falando!

O que é benchmark financeiro?

Para explicar o que é o benchmark financeiro, eu vou contar uma historinha.

Vamos supor que o Zezinho (que pode ou não ser você) achou que seria uma boa investir o 13º em um produto que o banco ofereceu para ele com rendimento de 20% ao ano.

Ele ficou animadão, foi lá e colocou logo a grana toda do salário no investimento.

Aí, depois de um tempo, ele percebe que o CDI está pagando 30% ao ano.

E agora, Zezinho? Mandou mal, né?

Isso é o benchmark financeiro: quando você usa o indicador de referência para descobrir se, mesmo parecendo boas aplicações, os seus investimentos estão de acordo com o que o mercado pode oferecer para eles.

O que é indicador de referência?

Pense assim: todos os produtos, independentemente de serem de renda fixa ou variável, têm um objetivo em termos de rendimento, certo?

No caso de renda fixa, o mais utilizado como referência é o CDI. Para renda variável, o IBOVESPA, e assim vai. Porém, esses não são os únicos que podem ser usados como benchmark.

Na verdade, isso vai depender muito do produto em si, ou seja, dos objetivos do investidor, dos prazos que ele deseja. Quem decide o indexador que vai usar para parametrizar os investimentos é quem aplica!

Isso só muda um pouco no caso dos fundos de investimento, pois aí cabe ao administrador definir qual será o benchmark — essa informação, inclusive, está prevista no regulamento do fundo —, pois ele precisará prestar contas aos cotistas e, inclusive, pode cobrar um valor a mais ao atingi-lo: a taxa de performance.

Só tendo certeza de quanto esses índices de referência estão rendendo que você saberá se o seu investimento é realmente a melhor opção, sacou?

A ideia aqui é que o rendimento absoluto de nenhum produto vai te dar noção da qualidade dele, a não ser que você veja antes o benchmark financeiro de acordo com o índice de referência.

Agora que entendeu o que é benchmark, fique de olho nos outros conteúdos aqui do blog da T2 Educação!

Matéria Anterior
Próxima Matéria