O que é CVM? Entenda o Conceito e sua Função

Se você está estudando para tirar alguma certificação do mercado financeiro, é importante que saiba o que é a CVM. Fica tranquilo, porque mais fácil do que você imagina, beleza? A sigla CVM significa Comissão de Valores Mobiliários, e representa uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia. Quer entender qual é o papel dessa instituição na prática? Continue a leitura!

Afinal, o que é a CVM?

Para quem já sabe qual é o papel do Bacen, talvez seja mais simples entender o que é a CVM. Os dois são órgãos reguladores e obedecem ao Conselho Monetário Nacional (CMN). Porém, a atuação da CVM é focada em investimentos e na bolsa de valores. Assim, a Comissão cria regras e normas, como a Instrução Normativa nº 554, que determina o papel dos investidores profissionais.

Na prática, o que a CVM faz?

Até aqui você deve ter entendido a teoria, mas ainda não sabe o que a CVM faz na prática, né? Relaxa que agora vai ficar mais tranquilo! A CVM tem como papel principal proteger os investidores e criar mecanismos de canalização de poupança para o mercado de capitais. “Caramba, Tiago, mas achei que o mercado agisse de forma totalmente livre”. Na verdade, não. Esse órgão regulador ajuda a deixar a casa em ordem para que as pessoas possam investir com mais segurança. Ao fazer com que mais dinheiro seja destinado para as empresas, elas podem investir mais, gerar mais emprego e renda…enfim, é um looping infinito de coisas boas! Dessa forma, a CVM fiscaliza as sociedades anônimas (S/A), ou seja, as empresas que estão na bolsa, além da própria B3. Na realidade, a Comissão fiscaliza as Bolsas de Valores — isso mesmo, no plural —, mas como só temos uma no país, até o momento o papel dela se restringe à B3. Caso algum dia outra seja aberta, a CVM é que irá cuidar dela, sacou? Outra coisa interessante para você saber sobre a Comissão de Valores Mobiliários é que o mandato do presidente é independente. Ele dura 5 anos e, por isso, não coincide com o governo do Presidente da República. O PR é quem indica o presidente para o órgão com a aprovação do Senado. Agora ficou moleza entender o que é a CVM e o papel que ela tem na sociedade, né? Quer entender mais sobre o Sistema Financeiro Nacional? Aqui no blog da T2 Educação tem outras informações. Confira!

Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no vk
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

COMPARTILHE!

Acesso Rápido