Se você está estudando para tirar alguma certificação do mercado financeiro, é importante que saiba o que é a CVM. Fica tranquilo, porque mais fácil do que você imagina, beleza?
A sigla CVM significa Comissão de Valores Mobiliários, e representa uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia.
Quer entender qual é o papel dessa instituição na prática? Continue a leitura!
Afinal, o que é a CVM?
Para quem já sabe qual é o
papel do Bacen, talvez seja mais simples entender o que é a CVM. Os dois são órgãos reguladores e obedecem ao Conselho Monetário Nacional (CMN).
Porém, a atuação da CVM é focada em investimentos e na bolsa de valores. Assim, a Comissão cria regras e normas, como a Instrução Normativa nº 554, que determina o papel dos investidores profissionais.
Na prática, o que a CVM faz?
Até aqui você deve ter entendido a teoria, mas ainda não sabe o que a CVM faz na prática, né? Relaxa que agora vai ficar mais tranquilo!
A CVM tem como papel principal proteger os investidores e criar mecanismos de canalização de poupança para o mercado de capitais.
“Caramba, Tiago, mas achei que o mercado agisse de forma totalmente livre”.
Na verdade, não. Esse órgão regulador ajuda a deixar a casa em ordem para que as pessoas possam investir com mais segurança. Ao fazer com que mais dinheiro seja destinado para as empresas, elas podem investir mais, gerar mais emprego e renda…enfim, é um looping infinito de coisas boas!
Dessa forma, a CVM fiscaliza as sociedades anônimas (S/A), ou seja, as empresas que estão na bolsa, além da própria B3.
Na realidade, a Comissão fiscaliza as Bolsas de Valores — isso mesmo, no plural —, mas como só temos uma no país, até o momento o papel dela se restringe à B3.
Caso algum dia outra seja aberta, a CVM é que irá cuidar dela, sacou?
Outra coisa interessante para você saber sobre a Comissão de Valores Mobiliários é que o mandato do presidente é independente. Ele dura 5 anos e, por isso, não coincide com o governo do Presidente da República.
O PR é quem indica o presidente para o órgão com a aprovação do Senado. Agora ficou moleza entender o que é a CVM e o papel que ela tem na sociedade, né?
Quer entender mais sobre o
Sistema Financeiro Nacional? Aqui no
blog da T2 Educação tem outras informações. Confira!