Se você está estudando para tirar alguma certificação do mercado financeiro, é importante que saiba o que é a CVM. Fica tranquilo, porque mais fácil do que você imagina, beleza?
A sigla CVM significa Comissão de Valores Mobiliários, e representa uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia.
Quer entender qual é o papel dessa instituição na prática? Continue a leitura!
Afinal, o que é a CVM?
Para quem já sabe qual é o papel do Bacen, talvez seja mais simples entender o que é a CVM. Os dois são órgãos reguladores e obedecem ao Conselho Monetário Nacional (CMN).
Porém, a atuação da CVM é focada em investimentos e na bolsa de valores. Assim, a Comissão cria regras e normas, como a Instrução Normativa nº 554, que determina o papel dos investidores profissionais.
Na prática, o que a CVM faz?
Até aqui você deve ter entendido a teoria, mas ainda não sabe o que a CVM faz na prática, né? Relaxa que agora vai ficar mais tranquilo!
A CVM tem como papel principal proteger os investidores e criar mecanismos de canalização de poupança para o mercado de capitais.
“Caramba, Tiago, mas achei que o mercado agisse de forma totalmente livre”.
Na verdade, não. Esse órgão regulador ajuda a deixar a casa em ordem para que as pessoas possam investir com mais segurança. Ao fazer com que mais dinheiro seja destinado para as empresas, elas podem investir mais, gerar mais emprego e renda…enfim, é um looping infinito de coisas boas!
Dessa forma, a CVM fiscaliza as sociedades anônimas (S/A), ou seja, as empresas que estão na bolsa, além da própria B3.
Na realidade, a Comissão fiscaliza as Bolsas de Valores — isso mesmo, no plural —, mas como só temos uma no país, até o momento o papel dela se restringe à B3.
Caso algum dia outra seja aberta, a CVM é que irá cuidar dela, sacou?
Outra coisa interessante para você saber sobre a Comissão de Valores Mobiliários é que o mandato do presidente é independente. Ele dura 5 anos e, por isso, não coincide com o governo do Presidente da República.
O PR é quem indica o presidente para o órgão com a aprovação do Senado. Agora ficou moleza entender o que é a CVM e o papel que ela tem na sociedade, né?
Quer entender mais sobre o Sistema Financeiro Nacional? Aqui no blog da T2 Educação tem outras informações. Confira!
Junior Lino
Com graduação em Gestão Financeira, é também Técnico em Administração e Técnico em Informática pelo Centro Paula Souza (Etec), além disso possui as certificações CPA20 e CEA. É um apaixonado pelo mercado financeiro sendo um investidor Buy and Hold convicto.
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao clicar em "Aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.