Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

O Que É O Certificado CFP®?

Compartilhar
O Que É O Certificado CFP®?

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Os profissionais que têm o certificado CFP®  são os mais respeitados do mercado financeiro mundial. A certificação dá garantia e segurança, tanto para clientes, quanto para grandes empresas, de que os especialistas com este título seguem o código de ética e têm competência para solucionar qualquer problema referente à sua área de atuação.

Este documento parece poderoso, não é? 

Se você ficou curioso para saber o que é o certificado CFP® e quer saber como tirá-lo para se tornar esse profissional concorrido no mercado, continue lendo este artigo. Prometo explicar tudo!

O que é o certificado CFP® ?

Primeiramente, CFP®  é uma sigla para Certified Financial Planner que, no nosso bom e velho português, significa Planejador Financeiro Certificado. 

Por aí você já consegue imaginar do que se trata a certificação, não é? Ela atesta que o profissional está apto para desenvolver as atividades necessárias a esta função. 

E só para relembrar quais seriam essas atribuições, um planejador financeiro é o especialista que dá suporte às pessoas na gestão dos seus patrimônios individuais ou familiares. Seu trabalho vai desde a elaboração de orçamentos para aposentadoria, tributos e economias, até a execução de alguns investimentos em si. 

Apesar de toda essa relevância, contudo, o certificado CFP® não é obrigatório para a atuação profissional como planejador financeiro no Brasil.  A CVM (Comissão de Valores Mobiliários, entidade fiscalizadora do mercado financeiro brasileiro, não exige nenhuma licença profissional para essa atuação. 

“Ah, Tiago! Então por que eu deveria me esforçar para ter essa certificação?”

Cara, como eu já te disse ali em cima, ter esse título no seu currículo faz os empregadores e clientes te olharem com outros olhos. Quer provas disso?

Mesmo não sendo obrigatório, a maioria das empresas priorizam a contratação de profissionais certificados. Um exemplo disso é que, desde 2016, a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) tornou obrigatório que, no mínimo, 75% dos gerentes de relacionamento de private banking que fossem seus associados tivessem o certificado CFP®.

Deu para entender porque ele te dá uma vantagem à frente de quem não tem o atestado? E esse é só um dos benefícios de ter a certificação. Ainda existem alguns outros. 

Vantagens de ter o Certificado CFP®

Pois é, pessoal, a preferência do mercado pela contratação de pessoas com essa certificação vem da confiança que ela passa. Isso porque, se o profissional foi capaz de tirar seu certificado, é lógico que tem conhecimentos específicos e notórios sobre isso. 

Além disso, depois de passar na prova do CFP®, o planejador ainda tem que aderir ao Código de Normas Éticas da Planejar, que é a entidade emissora do certificado no Brasil. Isso dá maior segurança para os clientes na hora de abrir o acesso às suas finanças.

Por fim, além do favoritismo no mercado nacional, uma das maiores vantagens de ser certificado é a possibilidade de formar conexões de trabalho internacionais. 

É isso mesmo! Se você pretende, um dia, atuar além do nível brasileiro, o certificado  CFP® é um bom começo, pois ele segue padrões internacionais e é reconhecido mundialmente. 

Para você entender isso um pouco, vou precisar explicar a origem dele. 

Qual é a origem do Certificado CFP®?

Antes de mais nada, você precisa saber que, no Brasil, há, hoje, somente uma instituição que pode emitir o certificado CFP®, a Planejar (Associação dos Planejadores Financeiros). 

A Planejar é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos e autorreguladora do trabalho de planejamento financeiro. A sua missão é fiscalizar e promover a qualidade dos atendimentos feitos, mantendo sempre a ética. 

Ela é, atualmente, a única afiliada da Financial Planning Standards Board (FPSB) na América Latina. A FPSB, por sua vez, foi quem criou o certificado CFP® nos Estados Unidos e gerencia  a certificação em mais outros 25 países do mundo. 

O intuito do diploma sempre foi comprovar a competência ética e as habilidades dos profissionais de planejamento financeiro. 

Tenho certeza que ao chegar aqui, no final deste artigo, você sabe o que é o certificado CFP® e já está convencido de que, se quiser se firmar como um planejador financeiro de respeito, vai ter que correr atrás da certificação. 

Mas, para você começar a fazer isso, é importante conhecer também os pré-requisitos para tirar o certificado.

Requisitos para tirar o certificado CFP®

No mercado financeiro, os requisitos para tirar esse certificado são conhecidos como os quatro E’s:

  • educação: ter o Ensino Superior completo em instituição reconhecida pelo MEC;
  • experiência profissional: ter três anos de experiência não supervisionado nos últimos dez anos no relacionamento direto com clientes pessoas físicas ou ter um ano de experiência supervisionada;
  • ética: aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar;
  • exame: ser aprovado na prova do CFP® que avalia o conhecimento técnico do candidato nas seis áreas do escopo. 

Aqui na T2 Educação, nós temos um curso preparatório para CFP® que contempla aulas colaborativas, simulados interativos e suporte personalizado. 

Faça a sua matrícula e comece a se preparar para ser um dos profissionais de planejamento financeiro mais cobiçados do mercado!