A certificação CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA) foi criada para tornar o profissional um especialista em investimentos.
Quem possui este documento pode assessorar os gerentes das contas de investidores PF (pessoa física), indicando produtos de investimento e aplicações.
Com a CEA, você pode atuar em todas as atividades ligadas à CPA 10 e CPA 20.
Neste artigo, você verá:
- o que é CEA?;
- por que eu preciso da CEA ANBIMA? Veja para que ele serve;
- como surgiu a certificação CEA?;
- como é a prova da CEA?;
- o que cai na prova da CEA?;
- onde encontrar simulados da CEA para estudar?;
- qual o valor da inscrição para a prova da CEA?
O que é CEA?
O CEA ou CEA ANBIMA é a certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos.
Com o certificado, eles podem recomendar produtos de investimentos para clientes atuando em diversos segmentos e prestar assessoria para gerentes de contas.
Quem é a ANBIMA?
A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, sendo o órgão que mais dá certificados para os profissionais do mercado financeiro, como a certificação CEA. Basicamente, o órgão tem as seguintes atribuições:
- informar sobre o mercado;
- representar seus associados junto aos órgãos de regulação;
- criar processos de autorregulação para seus associados;
- educar o mercado com cursos de educação financeira.
Por que eu preciso da CEA ANBIMA? Veja para que ela serve
Agora que você sabe o que é o CEA ANBIMA, saiba por que você precisa da certificação CEA.
Se você busca certificados no mercado financeiro, aposto que chegou em um momento na carreira em que você quer (ou precisa) assumir a responsabilidade perante à gerência. E isso é bom!
E com a certificação da ANBIMA, você está pronto para dar o próximo passo na profissão, já que se torna apto a trabalhar com investimentos. Dessa forma, você pode atuar como:
- consultor de investimentos;
- especialista em investimentos;
- assessor de contas de pessoas físicas;
- exercer todas as funções relacionadas a CPA 10.
Como surgiu a certificação CEA?
A primeira prova da CEA foi realizada em 2009, quando ainda era chamada CEI. Ela foi criada depois de uma pesquisa com profissionais da área, que apontaram as habilidades necessárias para fazer os trabalhos exigidos no cotidiano de um especialista em investimento.
De acordo com dados de 2019 da ANBIMA, cerca de 5.000 profissionais detêm a certificação e a taxa de aprovação da prova fica na casa dos 40%. Curiosamente, dos aprovados, 75% classificam o teste como “fácil”.
Assim como a CPA 10 e a CPA 20, a prova é feita exclusivamente online, sendo procurada em sua maioria por profissionais que já têm ou tiveram a CPA 20 e agora buscam uma especialização mais profunda em investimentos.
Como é a prova da CEA?
É um exame longo, com 70 questões e 3h30 de duração. Por outro lado, você só precisa acertar 49 questões para alcançar os 70% de aproveitamento necessários e conquistar sua certificação CEA!
O fato da CEA ter poucos profissionais qualificados, se compararmos com a CPA 10 e CPA 20, faz com que mais pessoas busquem essa diferenciação no currículo. Isso fica ainda mais fácil quando você estuda da maneira correta.
O que cai na prova da CEA?
Diferente da CPA 10 e da CPA 20, a CEA aborda os assuntos de maneira mais específica voltados para o profissional de investimentos.
Nesse caso, temos um foco ainda maior em matemática financeira, então, lembre-se de levar uma calculadora HP12C para te ajudar no dia do exame!
Cada prova da ANBIMA tem um conteúdo específico com pesos diferentes para cada tema. E para que você saiba como se preparar para a prova do CEA, a T2 Educação sempre disponibiliza conteúdos atualizados para acompanhar a evolução do mercado financeiro.
As 70 questões da prova são divididas em sete módulos entre os seguintes temas:
- sistema financeiro nacional e regulação dos mercados;
- fundamentos de economia, finanças e estatística;
- produtos de renda variável, renda fixa e contratos derivativos;
- fundos de investimento;
- gestão de carteira e risco;
- planejamento de investimento;
- produtos de previdência complementar.
Onde encontrar simulados da CEA para estudar?
Como tudo nesta vida, você pode encontrar vários simulados gratuitos na internet. As questões podem abordar temas recorrentes da prova, mas eles costumam estar desatualizados.
Por esse motivo, criamos simulados que são atualizados todo ano para acompanhar as mudanças na ANBIMA. Todas as questões são comentadas em vídeo para que não fique nenhuma dúvida em qualquer questão, algo exclusivo da T2 Educação.
Qual o valor da inscrição para a prova da CEA?
A ANBIMA cobra uma taxa de inscrição diferente para os associados e não-associados.
Os pagamentos podem ser efetuados por boleto bancário ou cartão de crédito e a inscrição é feita no site da ANBIMA.
Se você quiser aumentar as suas chances de passar na prova ou atualizar sua certificação CEA, vem estudar com a gente!
Nosso método de estudo diferenciado fixa o conteúdo na sua cabeça, isso eu posso prometer. Nós temos um curso especial de utilização da calculadora HP12C, que você ganha na compra de qualquer curso nosso, inclusive da CEA.
Quer saber mais sobre a gente? Entre em contato com a T2 Educação, estamos prontos para te ajudar a conquistar seu certificado.
boa tarde.
Para eu ter a certificação CEA tenho que ter primeiro o CPA-10 ou CPA-20? Ou posso tentar a CEA direto?
Oi, Adriano! Não é preciso ter as certificações anteriores, mas a CEA exige um nível maior de conhecimento, e experiência no mercado para exercer as funções depois de certificado. Eu aconselharia a você a CPA-20, se você estiver tranquilo para estudar, sem pressão. Depois, faça o caminho natural e parta pra cima da CEA 😉
bom dia
nao tenho o cpa10 nem o cpa20,porem quero fazer o curso cea…vou pagar o valor do curso e depois mais um valor pra fazer a prova?É isso mesmo …. muito caro.
Bom dia, Luciana! É isso mesmo, o valor da prova é separado do investimento no curso. Por isso mesmo nós dividimos em até 12 vezes o nosso curso, pra ajudar quem não pode desembolsar toda a quantia de uma vez.
Não sou da área mais quero ser especialista em investimento o que faço devo fazer o coa10 primeiro depois o coa20 e por último o cea
Fala, Jean! Se você não tem experiência na área, aconselho começar pela CPA-10. Depois de trabalhar um tempo, aí sim seria a hora de tentar a CEA. Ser um especialista de investimentos da ANBIMA é um caminho a ser percorrido, passando pelas outras certificações.
Sou Eng. Posso fazer o CEA?
Pode sim.
JOEL PODE FAZER SIM
olá com essa certificação posso trabalhar de forma independente, sem nenhuma instituição ou é obrigatório?
Oi, Leidson! Com a CEA você pode trabalhar como planejador financeiro (ou dar aulas, como o professor Tiago aqui da escola hahahaha).
Se compra o curso tem algum certificado com a carga horário na conclusão
Oi Fabio, tudo bem?
Sim, todos os nossos cursos tem certificado de conclusão com a carga horário do curso. 😉
Boa tarde!
Comprei recentemente o curso do CPA20 com vocês, gostaria de saber se, o curso do CEA é muito diferente ao CPA 20. Att, Licius Reis
Tudo bem Licius?
Na prova da CEA caem conceitos mais práticos do que conceituais. Enquanto na prova da CPA20 você entende o conceito das coisas estudadas, na CEA você vai precisar dominar de maneira mais prática. 😉
É impreencidivel que vc domine a HP-12C, ok?
Olá, gostaria de saber se posso tirar o CEA, sem ter tirado o CP-10 ou CP-20? Sou estudante de ciências econômicas e quero tornar meu currículo mais atrativo, sendo assim, também não trabalho na área. Ainda posso tirar o CEA direto?
Caro Tiago, bom dia.
Gostaria de contar com sua gentileza para ter uma ideia de como é o nível da prova do CEA. Existe algum jeito de conseguir um simulado, provas anteriores ou algo assim?
Pergunto isso para ter uma noção se dou conta de passar neste exame.
Parabéns pela sua didática e muito obrigado pela sua atenção!
Olá,
Sou engenheiro formado há 5 anos e gostaria de ingressar na área de investimentos, porém sempre trabalhei na área da engenharia e não tenho experiência no mercado financeiro.
A certificação CEA seria a mais indicada para iniciar nesta nova área?
Obrigado.
Já fiz o curso na ambima e achei os polígrafo extremamente complicados ao comparar com as aulas dadas. Confundindo a ministração das aulas com acompanhamento dos polígrafo. Acredito que a solução seria um polígrafo mais enxuto,, com fluxogramas sintetizados sobre o conteúdo. E mais testes.
Tenho desejo na certificação da CEA.
Em ano de renovar a certificação CPA-20, desejo evoluir para a CEA, poderiam me orientar, por favor?
Para manter a certificação do CEA, preciso pagar alguma taxa trimensal ou anual igual a CNPI? Ou apenas essa renovação a cada 3 anos?
Oi Midori tudo bem?
Você só paga taxa trimestral na CEA se você se credenciar na CVM, do contrário só vai precisar fazer a renovação a cada 3 anos se não estiver trabalhando em uma instituição financeira ou cada 5 anos se estiver vinculado a uma.