Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

O que é e para que serve a certificação CEA?

Compartilhar
Especialista Investimento - T2 Educação

A certificação CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA) foi criada para tornar o profissional um especialista em investimentos.

Quem possui este documento pode assessorar os gerentes das contas de investidores PF (pessoa física), indicando produtos de investimento e aplicações.

Com a CEA, você pode atuar em todas as atividades ligadas à CPA 10 e CPA 20.

Neste artigo, você verá:

  • o que é CEA?;
  • por que eu preciso da CEA ANBIMA? Veja para que ele serve;
  • como surgiu a certificação CEA?;
  • como é a prova da CEA?;
  • o que cai na prova da CEA?;
  • onde encontrar simulados da CEA para estudar?;
  • qual o valor da inscrição para a prova da CEA?

O que é CEA? 

O CEA ou CEA ANBIMA é a certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos. 

Com o certificado, eles podem recomendar produtos de investimentos para clientes atuando em diversos segmentos e prestar assessoria para gerentes de contas.

Quem é a ANBIMA? 

A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, sendo o órgão que mais dá certificados para os profissionais do mercado financeiro, como a certificação CEA. Basicamente, o órgão tem as seguintes atribuições:

  • informar sobre o mercado;
  • representar seus associados junto aos órgãos de regulação;
  • criar processos de autorregulação para seus associados;
  • educar o mercado com cursos de educação financeira.

Por que eu preciso da CEA ANBIMA? Veja para que ela serve 

Agora que você sabe o que é o CEA ANBIMA, saiba por que você precisa da certificação CEA.

Se você busca certificados no mercado financeiro, aposto que chegou em um momento na carreira em que você quer (ou precisa) assumir a responsabilidade perante à gerência. E isso é bom!

E com a certificação da ANBIMA, você está pronto para dar o próximo passo na profissão, já que se torna apto a trabalhar com investimentos. Dessa forma, você pode atuar como:

Como surgiu a certificação CEA?

A primeira prova da CEA foi realizada em 2009, quando ainda era chamada CEI. Ela foi criada depois de uma pesquisa com profissionais da área, que apontaram as habilidades necessárias para fazer os trabalhos exigidos no cotidiano de um especialista em investimento.

De acordo com dados de 2019 da ANBIMA, cerca de 5.000 profissionais detêm a certificação e a taxa de aprovação da prova fica na casa dos 40%. Curiosamente, dos aprovados, 75% classificam o teste como “fácil”.

Assim como a CPA 10 e a CPA 20, a prova é feita exclusivamente online, sendo procurada em sua maioria por profissionais que já têm ou tiveram a CPA 20 e agora buscam uma especialização mais profunda em investimentos.

Como é a prova da CEA?

É um exame longo, com 70 questões e 3h30 de duração. Por outro lado, você só precisa acertar 49 questões para alcançar os 70% de aproveitamento necessários e conquistar sua certificação CEA!

O fato da CEA ter poucos profissionais qualificados, se compararmos com a CPA 10 e CPA 20, faz com que mais pessoas busquem essa diferenciação no currículo. Isso fica ainda mais fácil quando você estuda da maneira correta.

O que cai na prova da CEA? 

Diferente da CPA 10 e da CPA 20, a CEA aborda os assuntos de maneira mais específica voltados para o profissional de investimentos. 

Nesse caso, temos um foco ainda maior em matemática financeira, então, lembre-se de levar uma calculadora HP12C para te ajudar no dia do exame!

Cada prova da ANBIMA tem um conteúdo específico com pesos diferentes para cada tema. E para que você saiba como se preparar para a prova do CEA, a T2 Educação sempre disponibiliza conteúdos atualizados para acompanhar a evolução do mercado financeiro.

As 70 questões da prova são divididas em sete módulos entre os seguintes temas:

  • sistema financeiro nacional e regulação dos mercados;
  • fundamentos de economia, finanças e estatística;
  • produtos de renda variável, renda fixa e contratos derivativos;
  • fundos de investimento;
  • gestão de carteira e risco;
  • planejamento de investimento;
  • produtos de previdência complementar.

Onde encontrar simulados da CEA para estudar?

Como tudo nesta vida, você pode encontrar vários simulados gratuitos na internet. As questões podem abordar temas recorrentes da prova, mas eles costumam estar desatualizados.

Por esse motivo, criamos simulados que são atualizados todo ano para acompanhar as mudanças na ANBIMA. Todas as questões são comentadas em vídeo para que não fique nenhuma dúvida em qualquer questão, algo exclusivo da T2 Educação.

Qual o valor da inscrição para a prova da CEA?

A ANBIMA cobra uma taxa de inscrição diferente para os associados e não-associados.

Os pagamentos podem ser efetuados por boleto bancário ou cartão de crédito e a inscrição é feita no site da ANBIMA.

Se você quiser aumentar as suas chances de passar na prova ou atualizar sua certificação CEA, vem estudar com a gente! 

Nosso método de estudo diferenciado fixa o conteúdo na sua cabeça, isso eu posso prometer. Nós temos um curso especial de utilização da calculadora HP12C, que você ganha na compra de qualquer curso nosso, inclusive da CEA.

Quer saber mais sobre a gente? Entre em contato com a T2 Educação, estamos prontos para te ajudar a conquistar seu certificado.

Matéria Anterior
Próxima Matéria