fbpx

O Que Faz um Operador de Caixa de Banco?

Meu nobre gafanhoto, entender o que faz um operador de caixa de banco é o primeiro passo para começar na carreira financeira. Isso porque esse, provavelmente, será o seu primeiro emprego na área, afinal, ninguém sem experiência entra no banco de cara como gerente, né?

Ficou preocupado? Calma! Pare de roer essas unhas.

Neste artigo eu vou te explicar direitinho como esse profissional trabalha e quais as funções dele no banco, beleza? Confere aí!

Afinal, o que faz um operador de caixa bancário?

Para compreender, de fato, o que faz um operador de caixa, é importante entender que ele é parte da parcela operacional dos funcionários da agência bancária, e lida com os clientes diretamente, atendendo o público e prestando auxílio em diversas questões.

Ah sim, e é claro que se você já tiver a CPA-10 quando entrar, as suas chances de promoção serão muito maiores, e você crescerá bem mais rápido no banco!

Funções do caixa (para o público)

Quando você começar na carreira, meu nobre gafanhoto, como caixa você não vai só receber o dinheiro do pessoal que estará pagando seus boletos.

Além disso, o caixa bancário também é quem ajuda o cliente a fazer depósitos e libera o dinheiro para saques. Isso sem falar que você também poderá também fazer transferências para os clientes, caso por alguma razão não sejam aceitas pelo caixa eletrônico ou ele simplesmente prefira um atendimento mais “humano”.

Entre o que faz um operador de caixa, também há a entrega de extratos, o apoio à solicitações e entrega de cartões de débito e retirada de talões de cheque e/ou entrega de cheques devolvidos.

Em termos de atendimento ao público, os caixas também cadastram senhas e aceitam e registram solicitações de empréstimo.

Funções do caixa (internas)

Fechou a porta do banco e é hora de ir para casa? Não exatamente! O caixa do banco também tem algumas funções internas, meu nobre gafanhoto, e para manjar dos paranauês você precisa conhecê-las!

Vale destacar:

  • fechamento do movimento;
  • conferências e validações de depósitos feitos pelo autoatendimento;
  • registro de despesas;
  • contabilidade interna;
  • controle de movimentação de numerário;
  • débitos em conta para aquisição de produtos;
  • guarda de documentação de conta e cartões de débito;
  • conferência e armazenamento de cheques devolvidos de clientes;
  • controle de encerramento e documentação de contas.

Entendeu melhor o que faz um operador de caixa bancário? Confira outros artigos sobre o início de sua carreira no mercado financeiro aqui, no blog da T2 Educação!

2+
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

avatar

Você também pode se interessar por: