O que vai mudar na prova da ANBIMA em 2019?

Pouca coisa vai mudar na prova da ANBIMA em 2019, e estamos aqui pra te acalmar.

Se você está estudando agora, em dezembro de 2018, não tema. Apenas os códigos de regulação e melhores práticas da ANBIMA sofreram atualizações importantes, e isso para estarem mais aderentes às práticas de mercado atual.

Pra você ter uma ideia, o código de regulação e melhores práticas para fundos de investimentos, apesar de ter passado por atualizações pontuais, foi criado ainda no ano 2000. Isso, por si só, já nos diz muito sobre a necessidade de atualização e modernização por parte da Associação.

Então, se você pretende fazer as provas da ANBIMA a partir de 2019, não se preocupe com as mudanças. Elas precisam acontecer para que os códigos, os profissionais e o processos estejam aderentes à nossa realidade atual.

Mas o que muda nas provas da ANBIMA em 2019?

Agora, abro o espaço pro professor Tiago explicar pra vocês o que exatamente muda nas provas no ano que vem. O que vier escrito depois deste ponto, leia com a voz do professor, não com o Ruy, tá bem?

É o seguinte:

O primeiro tópico que vamos abordar aqui é o código de regulação e melhores práticas para fundos de investimentos e o código de gestão de patrimônio (este último, tema somente da CEA).

Este código deixa de existir a partir do dia 02/01/2018. Ele está sendo substituído pelo código de regulação e melhores práticas para administração de recursos de terceiros. E este novo código pode ser acessado aqui, neste link.

No novo código, a associação traz de maneira muito mais específica as responsabilidades do administrador fiduciário (o administrador do fundo) e do gestor. Agora, fica mais claro para os participantes quais são as responsabilidades de cada um dos players do mercado de administração de recursos de terceiros.

Pontos em destaque nas atualizações deste código:

  • O material publicitário que as instituições participantes podem utilizar para promover seus produtos ficou mais simples;
  • Para o investidor ficou mais claro saber o que é o material publicitário e o que é material técnico;
  • O material publicitário deve, sempre, mostrar o link para que o investidor possa acessar o material técnico do produto;

Além disso, neste mesmo código temos autorregulação dos fundos de investimentos, carteira administrada, FIDCS, FII e ETFS. Estes produtos são citados no código em anexos que tratam exclusivamente os produtos. Isso facilita muito a adequação dos participantes da ANBIMA, visto que o assunto fica melhor organizado e compreendido.

Tudo BEM organizado.

Códigos de Varejo e Private Banking

Outro ponto importante das mudanças é que a ANBIMA está, assim como fez com o código de fundos de investimentos, extinguindo o código de varejo e o código de private banking.

Estes dois códigos serão abordados no código de regulação e melhores práticas para distribuição de produtos de investimentos, que pode ser acessado aqui nesse link.

O código de distribuição de produtos de investimentos entra em vigor a partir de 02/01/2019. Ele trata dos processos que devem ser observados pelas instituições participantes da ANBIMA quando da distribuição de produtos.

Este código vem trazendo, de maneira mais objetiva, os critérios mínimos para:

  • Compliance e controles internos;
  • Segurança e sigilo das informações;
  • Segurança Cibernética;
  • Gestão de Riscos;
  • Canais Digitais;
  • Regras para contratações de terceiros envolvidos no processo de distribuição de distribuição de produtos de investimentos;

Além dos pontos citados acima, o código de regulação para distribuição de produtos de investimento vem separando, de maneira mais clara, o que é material publicitário e o que é material técnico.

O Material publicitário deverá, sempre, trazer consigo um link ou caminho para que o investidor possa acessar o material técnico do produto (como dissemos anteriormente).

O peso de cada módulo muda na prova?

Uma observação importante sobre essas atualizações é que não foi alterado o peso que cada assunto é cobrado na prova. Portanto, sua atenção deve estar voltada a todo o edital da prova, e não somente aos códigos.

Se quiser saber o peso de cada tema na prova, pode consultar nas imagens abaixo:

Infográfico Provacpa10 - T2 Educação
O Que Cai Na 20 - T2 Educação
O Que Cai Na Cea - T2 Educação

Como dito anteriormente, estas mudanças vêm com objetivo de deixar os códigos mais atuais e aderentes ao mercado. Por isso, não há razão nenhuma para pânico quanto às mudanças.

Você que é um profissional (ou pretende ser) do mercado financeiro, deve ver essas mudanças com bons olhos. E, mesmo que já tenha sido aprovado nos exames, vale a leitura dos novos códigos para que seu conhecimento esteja aderente ao mercado.


Oi. Ruy de volta pra te lembrar que os cursos aqui da escola serão atualizados já em dezembro.

Então se você quiser estudar e passar na ANBIMA com um material novo e atualizado, fica aqui o convite para os nossos cursos preparatórios.

Abraço e bons estudos!

0

Compartilhar este post:

Deixe o seu comentário!