No que se refere às políticas monetárias, um dos conceitos que você mais vai encontrar por aí é o de open market (mercado aberto). Mas, afinal, o que é isso?
Bem, o termo representa as compras e vendas de títulos públicos realizadas pelo Bacen junto aos dealers, ou seja, instituições financeiras autorizadas a negociar esses títulos. Não entendeu muito bem? Calma que eu explico melhor neste artigo. Veja só!
Qual é o papel do Bacen no Open Market?
Imagine a seguinte situação: você foi a uma loja e comprou um sapato. Depois de entregar R$ 80, você saiu de lá com um novo calçado. Ou seja, você saiu com menos R$ 80, porém, com um produto. Certo? Se você tem menos dinheiro, isso significa que tem menos poder de consumo agora. Vamos imaginar como funciona no mercado financeiro? Quando uma instituição financeira — um banco de varejo, por exemplo — compra um título público, ela diminui o caixa. Ou seja, a empresa tem menos dinheiro para disponibilizar para os clientes e, portanto, menos liquidez. Nessa situação, o Banco Central precisa controlar a liquidez do mercado. Para entender esse aspecto, é bastante simples. Veja aqui:- Banco Central vende os títulos públicos para enxugar a liquidez — o que faz com que a inflação seja derrubada;
- Banco Central compra os títulos públicos para aumentar a liquidez — o que faz com que a inflação aumente.