Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Open Market — Entenda o Que É E Como Ele Funciona?

No que se refere às políticas monetárias, um dos conceitos que você mais vai encontrar por aí é o de open market (mercado aberto). Mas, afinal, o que é isso? Bem, o termo representa as compras e vendas de títulos públicos realizadas pelo Bacen junto aos dealers, ou seja, instituições financeiras autorizadas a negociar esses títulos. Não entendeu muito bem? Calma que eu explico melhor neste artigo. Veja só!

Qual é o papel do Bacen no Open Market?

Imagine a seguinte situação: você foi a uma loja e comprou um sapato. Depois de entregar R$ 80, você saiu de lá com um novo calçado. Ou seja, você saiu com menos R$ 80, porém, com um produto. Certo? Se você tem menos dinheiro, isso significa que tem menos poder de consumo agora. Vamos imaginar como funciona no mercado financeiro? Quando uma instituição financeira — um banco de varejo, por exemplo — compra um título público, ela diminui o caixa. Ou seja, a empresa tem menos dinheiro para disponibilizar para os clientes e, portanto, menos liquidez. Nessa situação, o Banco Central precisa controlar a liquidez do mercado. Para entender esse aspecto, é bastante simples. Veja aqui:
  • Banco Central vende os títulos públicos para enxugar a liquidez — o que faz com que a inflação seja derrubada;
  • Banco Central compra os títulos públicos para aumentar a liquidez — o que faz com que a inflação aumente.
“Caramba, Tiago, então, o mercado não atua de forma totalmente autônoma?” Não, caso já tenha visto nossos outros conteúdos sobre políticas monetárias, você deve saber que o papel do Bacen para organizar todo esse paranauê. Se você ainda não viu esses conteúdos, não perca tempo. Isso é um assunto que despenca nas provas para o mercado financeiro. Beleza?

Para que serve o Open Market?

Por meio do Open Market, os países conseguem financiar negócios e outras pessoas. Além disso, como eu já expliquei, o Banco Central também utiliza esse mecanismo para influenciar em questões relacionadas com o próprio valor da moeda. O mercado aberto serve ainda para auxiliar nos aspectos de juros e câmbios. Ufa…diante de tudo isso, é impossível fazer alguma prova do mercado financeiro sem entender esse assunto. Certo? Então, se quiser estudar pra valer, aproveite os cursos da T2 Educação. Aqui você encontra os materiais mais atualizados e específicos para arrasar nesses concursos. Quem avisa amigo é, hein!
Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por

Acesso Rápido