Passar na CPA-20 — Vale a Pena Tirar a Certificação CPA-20?

Se você está estudando para passar na CPA-20, todos os dias, em algum momento, deve surgir na sua cabeça uma grande dúvida:

“Será que vale a pena MESMO tirar essa certificação?”.

E a minha resposta é: SIM! Vale a pena tirar a CPA-20. Ela é uma boa adição ao seu currículo e pode te ajudar a crescer ainda mais no mercado.

Não tem certeza? Então confira a lista que fiz pra você entender porque deve, sim, investir na CPA-20 e colocar mais essa no currículo!

Passar na CPA-20 é como passar na CPA-10

Para tentar fazer o exame e passar na CPA-20 você não precisa ter feito nenhuma outra certificação da ANBIMA, certo? Nem a CPA-10, embora seja realmente recomendado que você tire as duas.

Na verdade, a ideia é começar estudando para a CPA-10, porque aí você já vai ter uma “bagagem” legal para se preparar e passar na CPA-20, sacou?

Aliás, ela é praticamente uma obrigação no mercado hoje, e logo no começo da sua carreira você já vai sentir aquelas mãos no seu ombro falando “E aí, já tirou sua CPA-10 hoje?”

Pressão, né?

Porém, se você não quiser mesmo tirar a CPA-10, pode estudar um pouco mais e buscar direto a 20.

Se você passar, é basicamente um dois em um! Ela te oferece todos os diferenciais que a 10 entrega no mercado, só que com mais benefícios e qualificações.

Então pense bem nisso, ok? As duas opções são válidas, mas vá com certeza naquilo que busca! Até porque agendar a prova não é barato, certo?

A CPA-20 mostra que você é mais qualificado

Os assuntos mais abordados na CPA-10 são parecidos com os da prova para passar na CPA-20, mas a maior diferença vem quando a gente fala do seu lugar no mercado financeiro!

Se o que você quer é trabalhar com os investimentos das empresas e pessoas físicas que têm maior poder aquisitivo — e também ganhar mais —, aí você precisa da CPA-20, pois é ela que vai te permitir mexer com esses clientes “premium” e tornar seu currículo confiável para isso.

Passar na CPA-20 te prepara melhor para a CEA

Se você busca evoluir de verdade em termos profissionais no mercado financeiro, o seu objetivo depois de passar na CPA-20 deve ser a CEA, certo?

E é isso mesmo! Crescer sempre.

Apesar de a CEA te dar todos os “privilégios” da CPA-10 e também da 20, ela é uma prova um pouquinho mais difícil.

Por isso, uma dica: fazer a CPA-20, estudar para ela, mesmo que não necessariamente passar, já ajuda a entender alguns conteúdos que vão ser cobrados na CEA, e que não estão na CPA-10.

Aí a sua chance de passar na última das certificações dessa linha da ANBIMA é bem maior, e você vai ter um currículo mais completão!

Porém, não pense que só a prova já vai te trazer todo esse benefício aí! O negócio é realmente manjar dos paranauês, e não é acertar 50, 60, 100 questões que vai mostrar que você sabe.

Resumindo: sem experiência, nada feito, beleza? Então comece a entender melhor o mercado financeiro, trabalhe, busque conhecimento e, então, invista pesado nas certificações que é sucesso!

E aí? Já sabe se deve ou não correr atrás e passar na CPA-20? Confira mais artigos sobre o tema no blog da T2 Educação e resolva suas dúvidas!

0
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

avatar

Você também pode se interessar por: