Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Percentual — Conheça As “Pegadinhas” Mais Comuns Do Tema Nas Provas

Se você está se preparando para fazer a prova da ANBIMA e tirar o seu certificado CPA-10 ou CPA-20, é preciso estar de olho nas pegadinhas. O percentual, por exemplo, costuma ser um tema que atrapalha muitos na hora de fazer os cálculos.

Então, eu preparei para vocês algumas dicas para não errar e cair nesse tipo de questão. Veja só!

Quais são os temas que caem na prova da ANBIMA?

Antes de eu começar a falar das pegadinhas sobre o percentual, acho importante relembrar os temas que são necessários estudar para conseguir a sua certificação da ANBIMA.

Tanto para conseguir o CPA-10 e o CPA-20, é preciso ter bem definidas as noções de:

  • Sistema Financeiro Nacional;
  • Ética e Regulamentação;
  • Renda Fixa e Variável;
  • Fundos de Investimento;
  • Economia e Finanças;
  • Previdência (PGBL e VGBL);
  • entre outros.

Então, antes de pensar nas pegadinhas, eu sugiro que você estude bem esses pontos, saiba os principais conceitos dentro de cada um e, realmente, se prepare para fazer uma boa prova.

Quais são as pegadinhas de percentual da ANBIMA?

É válido ressaltar que as pegadinhas da Anbima não são questões elaboradas especialmente para que os estudantes errem. Trata-se apenas de perguntas que requerem um pouco mais de atenção.

Afinal, são milhares de candidatos e a função do teste é, justamente, filtrar aqueles que são capacitados e têm uma visão mais treinada diante de diversas situações.

Agora, quando se fala dos temas das questões, dentro deles você vai ver algumas perguntas que envolvem matemática, ou mesmo a exposição de alguns dados — sem ter que, necessariamente, fazer cálculos.

Se você não prestar atenção no que o enunciado está dizendo ou o que aqueles números significam, você pode acabar se esforçando demais para chegar no resultado errado. Então, veja algumas pegadinhas de percentual que você deve se atentar!

Nem sempre é preciso fazer contas

Quando a questão traz vários números, o primeiro instinto é começar a desenterrar as fórmulas para usar essas informações, não é mesmo? 

Porém, é importante que você preste atenção na pergunta principal. Será que a resposta depende dos cálculos?

Será que o dado que acompanha a porcentagem está certo?

Existem alguns percentuais que fixam na nossa cabeça. Vou usar como exemplo a taxa de juros para financiamentos imobiliários: 2,95% a 4,95% a.a. + IPCA.

Algumas alternativas podem mostrar esses mesmos valores para te confundir, mas com algumas informações diferentes. Os responsáveis por elaborar a questão poderiam trocar o IPCA por outro índice, assim como colocar que a taxa é mensal ao invés de anual.

Está preparado para não cair nas pegadinhas de percentual? Continue lendo o blog da T2 Educação para saber como estudar!

Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por

Acesso Rápido
entenda o que é o ipca acumulado

IPCA Acumulado: O Que É E Como Ele Influencia O Mercado

Se você é uma pessoa antenada nas notícias, provavelmente, já ouviu falar do IPCA acumulado, né? De vez em quando, esse termo aparece nos noticiários, como um dos indicadores mais importantes do país.  Mas, afinal, do que se trata esse tal de IPCA? Será que ele influencia na minha e na sua vida? Tenho certeza…

Ler mais