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7 Dicas Para Ter Destaque No Perfil Do LinkedIn

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Dicas para ter destaque no perfil do LinkedIn

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Ter o perfil do LinkedIn bem otimizado é essencial nos dias de hoje. Essa rede social tem sido cada vez mais utilizada por recrutadores de empresas que desejam buscar novos talentos para compor o time.

Ela é a maior rede profissional do mundo, contando com mais de 774 milhões de usuários distribuídos por mais de 200 países no mundo. Só esses números já nos mostram a importância de garantir um perfil evidente, certo?

Então vem comigo que eu vou te mostrar sete dicas para você conquistar seu destaque nessa rede social e tornar seu perfil completo e mais atrativo para os recrutadores.

7 dicas para otimizar seu perfil do LinkedIn

Bom, você já sabe a proporção que essa rede social tem no mercado de trabalho. Mas agora é preciso entender como otimizar seu perfil do LinkedIn de maneira eficiente para alcançar os melhores resultados.

Continue a leitura e confira essas dicas incríveis!

1. Capriche na foto de perfil e capa

As fotos de perfis, no geral, servem para identificar as pessoas. E no LinkedIn não é diferente. Ter uma boa foto trará mais credibilidade para seu perfil e ajudará outros profissionais que visitarem sua conta a identificarem quem você é.

Mas não basta apenas inserir uma foto aleatória e achar que está tudo certo. Ela precisa ser selecionada seguindo dois fatores bastante importantes:

  1. evite fotos muito descontraídas. Lembre-se que ela deve apresentar seu perfil profissional, portanto, mantenha seriedade;
  2. você deve ser a única pessoa na foto. Não coloque imagens com amigos, familiares ou pets, deixe essas para outras redes sociais.

Além disso, não esqueça da foto da capa. Ela também contribui para uma boa imagem do seu perfil. Para elas, vale a mesma recomendação: não se esqueça que o LinkedIn é voltado para o mercado de trabalho, portanto, escolha uma imagem que faça referência à área em que você atua ou pretende atuar.

2. Faça um bom resumo

Crie um bom resumo a seu respeito na seção “Sobre” do seu perfil do Linkedin. Aqui é o lugar ideal para “vender o seu peixe” e mostrar aos recrutadores toda a sua trajetória profissional até o momento.

É importante destacar as experiências que estejam relacionadas com a vaga pretendida e mostrar sua personalidade como profissional. Minhas dicas para elaborar um bom resumo são:

  • mostre quais são suas principais habilidades e talentos que podem ser aproveitadas pela empresa;
  • apresente seu diferencial, o que te torna único e destaca você de outros concorrentes;
  • deixe claro o que pretende para sua carreira profissional.

3. Adicione sua formação acadêmica

Insira suas formações acadêmicas, tais como cursos, eventos com certificação ou workshops que você tenha participado ao longo dos anos e que agregam valor à sua carreira. 

É muito importante deixar claro que você não precisa se limitar somente às informações sobre uma graduação, por exemplo. Outras formações vão enriquecer seu perfil do LinkedIn, traga.

4. Insira sua experiência profissional

Adicione sua experiência profissional, indicando o nome da empresa, o cargo e o período trabalhado, já que muitos recrutadores levam em consideração o tempo de experiência em determinado cargo para selecionar o candidato ideal.

Além disso, faça uma descrição detalhada das atividades que você desempenhou em cada uma das experiências. Por meio delas, as pessoas responsáveis pela contratação conseguem ter uma noção de tarefas que eram exercidas por você em empregos anteriores e que podem ser bem aproveitadas pela nova empresa.

5. Apresente suas competências

Na seção “Competências e Recomendações”, você tem um espaço destinado para incluir as certificações que recebeu ao longo dos últimos anos.

Selecione aquelas que sejam mais relevantes de acordo com as vagas que pretende concorrer e que demonstrem aos recrutadores que você tem o domínio necessário em aspectos que serão úteis para o cargo pretendido.

6. Crie uma URL personalizada

Quando você cria um novo perfil do LinkedIn, é gerado de maneira automática uma URL. Ela não é bem otimizada e aparece com diversos caracteres aleatórios.

Para deixar sua conta com um visual mais agradável e mais prático de ser encontrado por outros usuários, é importante personalizar esse link.

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • acesse sua conta;
  • clique em “visualizar perfil” na parte superior direita;
  • clique no ícone de lápis, localizado na lateral da capa do seu perfil e uma nova janela irá abrir;
  • no fim dessa nova janela, clique em “editar informações de contato” e selecione o link da sua URL. Você será direcionado para uma nova aba;
  • na seção “Alterar sua URL personalizada”, no canto superior direito da página, clique novamente no ícone de lápis, digite a nova URL e salve a alteração.

Pronto! Simples, não é?

7. Mantenha seu perfil sempre atualizado

Ter um perfil do LinkedIn bem otimizado é extremamente importante. Mas, além disso, é indispensável manter essa otimização ao longo do tempo.

É comum que as pessoas mudem de emprego, façam cursos de especialização, sejam promovidas e troquem de cargos. Portanto, vale a pena sempre conferir as informações para garantir que todos os detalhes estejam atualizados.

Também é importante destacar que após seu perfil do LinkedIn ser visualizado pelo recrutador e você ser considerado um potencial candidato, será necessário enviar seu currículo. Portanto, confira o artigo sobre o que colocar no currículo e garanta bons resultados durante as seleções.