Planejador Financeiro — O Que Você Precisa Saber Para Conquistar Seu Certificado

Já pensou em ser um planejador financeiro ou planejadora? Essa é uma carreira repleta de oportunidades e que não para de crescer. 

Neste artigo você vai saber tudo sobre ela e como tirar o seu certificado – essencial para atuar na área. Leia:

  • o que faz um planejador financeiro;
  • como se tornar um planejador financeiro;
  • como obter o CFP (Certified Financial Planner);
  • como se preparar para a prova do CFP.

O que faz um planejador financeiro?

Como o próprio nome sugere, o planejador financeiro é o profissional que ajuda a traçar estratégias para lidar com o dinheiro. Dessa forma, ele tem um papel consultivo e de gestor. 

Já pensou se existisse alguém capaz de orientar sobre como sair das dívidas, alocar recursos e o que fazer para realizar os objetivos? Na verdade, esse profissional é o planejador financeiro!

Então, se curte o universo das finanças, se comunica bem e, claro, gosta de estudar, a área pode ser perfeita para você. Vale notar ainda que, por poucas pessoas terem conhecimentos financeiros, existem bastante oportunidades no segmento. 

Por conta disso também que as remunerações costumam ser atraentes. Sabia que esse profissional pode ganhar até mais do que R$ 20 mil? Interessante, né? Mas para chegar a esse patamar, é necessário ralar bastante!

Como se tornar um planejador financeiro?

Para se tornar um planejador financeiro, não é necessário ter um diploma ou certificado específico. “Como não, Tiago”?

Pois é, existem excelentes profissionais que atuam nessa área que vieram de diversos segmentos e possuem outras experiências. O importante é ter o conhecimento técnico de finanças e saber se expressar bem. Afinal, você irá lidar diretamente com os clientes. 

Apesar de a certificação não ser obrigatória, ela abre muitas portas. Então, se você deseja uma “chave”, vem comigo!

A primeira vantagem de tirar o CFP é um motivo estratégico. De acordo com dados do Portal Exame, apenas 4,6 mil brasileiros possuem o Certified Financial Planner. Dessa forma, se você tirar a certificação, sairá na frente da concorrência e mostrará para o mercado que tem mais preparação!

Como obter o CFP (Certified Financial Planner)?

Ok, gostou de saber mais sobre a área de planejador financeiro e tem interesse em tirar o CFP? Então, vamos lá!

Esse certificado é de responsabilidade da Financial Planning Standards Board (FPSB), mas no Brasil ele é concedido pela Associação Brasileira dos Planejadores Financeiros. 

Para fazer a prova, você precisa ter ao menos três anos de experiência em atendimento não supervisionado à pessoa física ou um ano de experiência com supervisão. 

A organização requer ainda formação superior – em qualquer curso reconhecido pelo MEC – e que o candidato assine o Código de Ética e Responsabilidade Profissional da Associação Brasileira dos Planejadores Financeiros. 

Achou que era só isso? Claro que não. Você ainda deverá realizar uma prova. Mas, apesar de ser bastante exigente, se você estudar, vai tirar de letra!

Prova para tirar o CFP

Primeiramente, vamos entender como é a prova do CFP? Ela possui 140 perguntas — não se assuste — dividida em módulos. Você pode escolher entre fazer tudo de uma vez ou um módulo por dia. 

Para obter o certificado, é necessário acertar 70% de todo o exame, sendo que em nenhum módulo você pode ter menos do que 50%, ok?

Mas, afinal, qual é o conteúdo cobrado na prova para se tornar um planejador financeiro certificado? 

A prova possui questões dos seguintes assuntos: 

  • planejamento financeiro e ética;
  • gestão de ativos e investimentos;
  • planejamento da aposentadoria;
  • gestão de riscos e seguros;
  • planejamento sucessório;
  • planejamento fiscal.

Como se preparar para a prova do CFP?

Assim como qualquer outra certificação para o mercado financeiro, a prova do CPF merece dedicação especial. Além de cobrar vários conteúdos, ela não é tão simples — o que pode confundir quem não está preparado. 

Então, se você deseja tirar o certificado o quanto antes, não perca tempo. Aproveite a experiência que já possui na área e dedique parte da sua rotina para estudar. 

Se liga nestas dicas para tirar a certificação CFP que poderão ajudar você: 

  • matricule-se no curso da T2 Educação — as aulas são dinâmicas e você vai aprender muito com professores experientes;
  • organize o seu dia a dia para estudar todos os dias. Lembre-se de que a constância é o que garante os melhores resultados;
  • veja as provas anteriores. Preste atenção a como as questões são formuladas e, se possível, faça simulados antes do grande dia;
  • mantenha a mente descansada. Não basta estudar sem intervalos. É necessário parar, descansar e, até mesmo, se divertir de vez em quando. Isso ajudará você a chegar com mais tranquilidade no dia da prova.

Curtiu esse conteúdo? Então, veja os cursos da T2 Educação para o mercado financeiro?

Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram