Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Política Monetária Expansionista — Entenda O Conceito Na Prática

Para entender o que é a política monetária expansionista, primeiro é preciso explicar o que é somente a política monetária e como ela funciona. Dessa forma, você vai conseguir manjar de todos os paranauês sobre o assunto.

O que é a política monetária?

Tem uma pergunta que todo mundo sempre me faz: “Thiago, o que é a política monetária expansionista, o que é a política monetária restritiva?”. Para iniciar o assunto, você precisa entender que política monetária é controle de liquidez da economia. Ou seja, é o controle da quantidade de dinheiro em nossa economia. Para ficar mais claro, darei um exemplo fictício do que seria esse controle. Vamos pensar em uma situação na qual todos os brasileiros acordam certo dia e percebem que há R$1 milhão em suas contas no banco. Com esse dinheiro na conta, muitos decidem que não irão trabalhar naquele dia, pois já possuem uma somatória de dinheiro que nem imaginavam que teriam, então, optam por largar os seus trabalhos. Para que isso não aconteça e para manter as empresas funcionando, os donos das empresas decidem aumentar (e muito!) o salário dos funcionários. O valor precisa ser considerável, para que eles decidam retornar às suas funções. Com esse aumento nos salários, os valores são repassados para o cliente final, que terá um aumento muito grande nos preços dos produtos e, a quantia que antes teria deixado todo mundo rico, será insignificante. Portanto, se temos uma injeção muito grande de dinheiro na economia, isso gera uma inflação. É aí que entra a autoridade monetária do país, que precisa exercer o controle de liquidez na economia, para que não tenhamos uma liquidez descontrolada, pois, se ela ocorrer, haverá desvalorização da moeda. Assim ocorre o controle do mercado financeiro.

O que é a política monetária expansionista?

Na política monetária expansionista, o Banco Central faz essa injeção de dinheiro na economia do país e diminui as taxas de juros. Isso é feito com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo. Quando a política monetária expansionista é aplicada, gera uma reação em cadeia. Aumentam as demandas por bens e serviços e, com as taxas de juros mais baixas, as empresas contraem mais empréstimos para atender a procura. Quando não é atendida toda a oferta, os preços dos produtos sobem, ou seja, aumenta a inflação.

Quais os tipos de política monetária?

A política monetária pode acontecer com dois objetivos distintos: a política monetária expansionista, que já te expliquei neste artigo, e a contracionista que, ao contrário da expansionista, ocorre quando há uma retirada de dinheiro da economia. No Brasil, as políticas monetárias são executadas pelo Banco Central (BACEN) e são normalizadas pelo Conselho Monetário Nacional. Já as taxas de juros são controladas pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM). Gostou de aprender mais sobre o assunto? Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais informações sobre o mercado financeiro.
Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por

Acesso Rápido
entenda o que é o ipca acumulado

IPCA Acumulado: O Que É E Como Ele Influencia O Mercado

Se você é uma pessoa antenada nas notícias, provavelmente, já ouviu falar do IPCA acumulado, né? De vez em quando, esse termo aparece nos noticiários, como um dos indicadores mais importantes do país.  Mas, afinal, do que se trata esse tal de IPCA? Será que ele influencia na minha e na sua vida? Tenho certeza…

Ler mais