Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Por Que Buscar uma Previdência Complementar?

Compartilhar
Por que buscar uma previdência complementar?

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

A previdência complementar é um sistema de capitalização que permite que sejam realizados investimentos no mercado financeiro com o objetivo de rentabilizá-los. Ele funciona de forma facultativa, ou seja, não é obrigatório e tem caráter complementar em relação à previdência oficial. 

Mas, sabendo disso,  vocês vão me perguntar: “Mas e aí, Tiago, quais são então os motivos para investir neste sistema?”

Para responder a dúvida de vocês, neste artigo, eu vou mostrar quais são as principais características da previdência complementar e as vantagens que ela oferece.

Vantagens da previdência complementar

A previdência complementar conta com algumas vantagens que podem ajudar vocês a garantir uma estabilidade financeira no futuro e contribuir para a realização de planos pessoais.

Vamos ver um pouco mais sobre quais são essas vantagens e entender porque buscar uma previdência complementar é importante.

Não há um valor teto

A primeira característica que trouxe para vocês é que não existe um limite máximo para realizar o investimento.

Isso quer dizer que quanto maior for o valor do seu investimento, maior será o retorno que você terá no futuro. Lembrando que, como se trata de um sistema que tem como principal objetivo a rentabilidade, os juros ao longo dos anos farão com que o seu saldo final seja superior ao valor investido.

Existe uma cobertura de seguridade

A previdência complementar tem uma cobertura de seguridade que oferece aos contribuintes uma característica fiscal e sucessória muito parecida com o seguro de vida.

Isso significa que os impostos são diferentes de outros tipos de investimentos e que, em casos de falecimento do titular, não é necessário que os beneficiários façam um inventário.

Essa característica ajuda a tornar o processo menos burocrático para os envolvidos, o que é um ótimo motivo do porquê investir nesta modalidade

Permite o abatimento de Imposto de Renda

Esse tipo de previdência também conta com um abatimento de Imposto de Renda (IR). O plano previdenciário conta com duas modalidades:

  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre);
  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).

Diferente do plano VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), na modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) o contribuinte pode abater os valores do IR da previdência em até 12% da renda bruta anual.

Permite soma de rendimentos

Por último, mas não menos importante, entre os motivos para você buscar por esta modalidade, temos a possibilidade de somar os fundos do INSS com a previdência complementar. 

Isso garante ainda mais segurança e estabilidade para o futuro da vida financeira do contribuinte.

Como eu mostrei para vocês neste artigo, a previdência complementar conta com diversas vantagens, principalmente quando falamos a respeito da rentabilidade. 

Quer saber mais sobre um tipo de investimento que também pode te ajudar? Então confira este meu artigo sobre o Fundo de Investimento Imobiliário (FII) e saiba como fazer a gestão das suas finanças de forma ainda mais efetiva.