Por Que Buscar uma Previdência Complementar?

A previdência complementar é um sistema de capitalização que permite que sejam realizados investimentos no mercado financeiro com o objetivo de rentabilizá-los. Ele funciona de forma facultativa, ou seja, não é obrigatório e tem caráter complementar em relação à previdência oficial. 

Mas, sabendo disso,  vocês vão me perguntar: “Mas e aí, Tiago, quais são então os motivos para investir neste sistema?”

Para responder a dúvida de vocês, neste artigo, eu vou mostrar quais são as principais características da previdência complementar e as vantagens que ela oferece.

Vantagens da previdência complementar

A previdência complementar conta com algumas vantagens que podem ajudar vocês a garantir uma estabilidade financeira no futuro e contribuir para a realização de planos pessoais.

Vamos ver um pouco mais sobre quais são essas vantagens e entender porque buscar uma previdência complementar é importante.

Não há um valor teto

A primeira característica que trouxe para vocês é que não existe um limite máximo para realizar o investimento.

Isso quer dizer que quanto maior for o valor do seu investimento, maior será o retorno que você terá no futuro. Lembrando que, como se trata de um sistema que tem como principal objetivo a rentabilidade, os juros ao longo dos anos farão com que o seu saldo final seja superior ao valor investido.

Existe uma cobertura de seguridade

A previdência complementar tem uma cobertura de seguridade que oferece aos contribuintes uma característica fiscal e sucessória muito parecida com o seguro de vida.

Isso significa que os impostos são diferentes de outros tipos de investimentos e que, em casos de falecimento do titular, não é necessário que os beneficiários façam um inventário.

Essa característica ajuda a tornar o processo menos burocrático para os envolvidos, o que é um ótimo motivo do porquê investir nesta modalidade

Permite o abatimento de Imposto de Renda

Esse tipo de previdência também conta com um abatimento de Imposto de Renda (IR). O plano previdenciário conta com duas modalidades:

  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre);
  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).

Diferente do plano VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), na modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) o contribuinte pode abater os valores do IR da previdência em até 12% da renda bruta anual.

Permite soma de rendimentos

Por último, mas não menos importante, entre os motivos para você buscar por esta modalidade, temos a possibilidade de somar os fundos do INSS com a previdência complementar. 

Isso garante ainda mais segurança e estabilidade para o futuro da vida financeira do contribuinte.

Como eu mostrei para vocês neste artigo, a previdência complementar conta com diversas vantagens, principalmente quando falamos a respeito da rentabilidade. 

Quer saber mais sobre um tipo de investimento que também pode te ajudar? Então confira este meu artigo sobre o Fundo de Investimento Imobiliário (FII) e saiba como fazer a gestão das suas finanças de forma ainda mais efetiva.

Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no vk
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

COMPARTILHE!

Acesso Rápido