Por que um jogador de futebol ganha tanto dinheiro?

Em tempos de grandes contratações de jogadores de futebol, vem à tona a discussão: por que um jogador de futebol ganha tanto dinheiro?

É justo um sujeito que corre 90 minutos atrás de uma bola ganhar 135 milhões de reais por temporada, enquanto um professor ganha 24 mil por ano?

E, acredite, a resposta é sim, isso é justo! Pode até não ser socialmente aceito por algumas pessoas, mas é justo.

Para falar melhor sobre isso, vou usar o mundialmente conhecido Cristiano Ronaldo.

Cris Bike - T2 Educação
Cristiano Ronaldo contra a Juventus, na Champions League da temporada passada.

Por que um jogador de futebol ganha tanto dinheiro?

O salário de um profissional não está relacionado com a importância social de seu trabalho. Ele está relacionado ao quão escasso é esse profissional, e quanto valor esse profissional gera para a sociedade.

A pergunta é: quantas pessoas podem fazer a mesma coisa que aquele professor do ensino fundamental? (ou até mesmo, quantas pessoas podem fazer o que você faz hoje em seu trabalho?)

Quanto mais difícil de ser substituído, maior será seu salário. Quanto mais fácil de substituir sua mão de obra, menor será seu salário.

É claro que um professor tem papel fundamental na nossa sociedade. No entanto, se um professor do ensino médio não puder mais prestar serviços, no outro dia a escola terá uma centena de currículos de professores aptos a substituí-lo. Todos os anos as faculdades do Brasil despejam centenas de profissionais com as mesmas qualificações no mercado.

Um professor, por mais hábil que seja, (e trabalhe 12 horas por dia) poderá cuidar de, na média, 4 salas de aulas com 40 alunos em cada. Isso significa que um professor vai cuidar, em um ano, de 160 alunos.

Antes de me crucificar pelo que vou falar agora, deixa eu revelar uma coisa: eu sou professor. Eu tenho licenciatura em matemática e física.

Mas o fato é que um professor mediano pode ser facilmente substituído. Ele impacta a vida de poucas pessoas. Por isso, o salário do professor não é tão atrativo assim.

A realidade dos jogadores de futebol

Agora, sobre os jogadores de futebol. A primeira coisa que devemos levar em consideração é que, segundo a CBF, mais de 80% dos jogadores profissionais ganham menos de R$ 2.000,00 por mês.

Sim, esses jogadores são facilmente substituídos e não conseguiram jogar em um time de elite do futebol.

Mas temos 20% de jogadores que ganham mais do que 2.000,00. E ainda um pequeno percentual com salários milionários.

Parece muito pagar ao Cristiano Ronaldo a bagatela de 135 milhões por temporada? Pega um café e senta com calma, porque vou lhe mostrar que esse valor talvez seja até mesmo baixo.

Investimento e resultado

Cris Juve - T2 Educação
A Juventus de Turim investiu no melhor jogador do mundo. E os resultados foram imediatos.


Após o anúncio da contratação do Cris (sim, eu chamo o Cristiano Ronaldo de Cris), a Juventus, sua nova equipe na Itália, vendeu, nas primeiras 24 horas, 520 mil camisetas.

Isso representa um faturamento de 62 milhões de dólares. Se convertermos com a cotação atual de R$ 3,90, chegamos em 241 milhões de reais em faturamento só com camisetas.

Ainda assim você acha que é muita grana investida no Cris?

Essas 520 mil camisetas não se auto fabricaram. Logo, foi necessária a contratação de mão de obra na confecção. Além disso, as lojas mundo afora precisaram contratar funcionários para o processo de venda e entrega.

Para ver o Cris em campo, turistas de toda a Europa (muitos países estão a um trem de distância) irão à Turim. Ao fazer isso, eles consomem em bares, restaurantes e hotéis da cidade. Resultado: mais emprego e renda na região.

Com os estádios lotados, os espaços publicitários nos estádios ficam mais caros. Isso valoriza a marca da Juventus e de seus patrocinadores. Com a marca em alta mais pessoas estarão dispostas a comprar os produtos de seus patrocinadores que, por sua vez, terão de contratar mais colaboradores.

Em resumo, com a bola no pé, Cristiano Ronaldo enche o bolso de dinheiro. Mas também enche estádios, enche as lojas da Juve e de seus patrocinadores, gera milhares de novos empregos indiretos.

O Cris não ganha milhões porque é um sortudo. Ele ganha porque gera um valor para sociedade que nenhuma outra pessoa é capaz de gerar.

Um professor ganha relativamente pouco. Não porque a gente não gosta de professor, mas porque, de um modo geral, os professores impactam a vida de poucas pessoas!

O ensinamento que fica

Pra você não cair no discurso de que não é justo um jogador ganhar tanto dinheiro assim, vamos pensar o seguinte.

Um jogador só ganha essa quantia porque é capaz de gerar um valor absurdo para a sociedade (como aprendemos, com vendas, patrocínios, empregos, impostos, etc.).

Portanto, só existe um jeito de você ganhar mais. E não é esperando o sindicato lutando por dissídio.

Seja mais raro, mais exclusivo. Para conseguir isso, você precisa estudar, ter as certificações do mercado. Conheça o seu mercado como poucos, aprenda outro idioma, enfim, melhore sempre.

Gere valor para seus clientes, para o seu empregador. Acredite: quanto mais valor você gera em seu trabalho, maior será sua remuneração.

Seja o Cris do seu trabalho.

E me responda aqui nos comentários: isso faz sentido pra você?

Cris Portugal - T2 Educação
Um profissional que representa um país inteiro. E há quem diga que ele não merece ganhar o que recebe.
3.8 4 votes
Article Rating
4+
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel
Daniel
2 anos atrás

Boa tarde Tiago!Gostei bastante do seu texto.Quero ser o Cris do meu futuro emprego, passei recentemente em um concurso de público federal de carreira bancária e estou aguardando minha convicção! Como tenho o objetivo de crescer na carreira quero as melhores certificações, já possuo a CPA 10 e 20 e pretendo em breve tirar a CEA para ser um profissional mais qualificado e diferente quando chegar o momento da posse. Logo quero fazer o seu curso e está cada vez mais preparado para o mercado!

Grato!

1+
Aline
Aline
2 anos atrás

Perfeito seu post! Li a respeito do gatilho da escassez em um livro de Robert Cialdini e realmente só damos valor no que é raro. Obrigada por compartilhar o conteúdo, isso só me dá mais ânimo pra seguir em frente nos estudos. Minha meta é alcançar o certificado CGA.

0
rafael
1 ano atrás

belissimo texto

0
Ruy Galvão
Ruy Galvão
1 ano atrás
Reply to  rafael

Valeu, Rafael!

0
matheus paulino da silva
matheus paulino da silva
1 ano atrás

eu n sabia q um professor ganha em torno de 24 mil reais!

0
matheus paulino da silva
matheus paulino da silva
1 ano atrás

eu n sabia q um professor ganha em torno de 24 mil reais.

0
Tania
Tania
1 ano atrás

Muito obrigada, faz sentido sim.
Há diferença entre as 🌟

0
Marcelo
Marcelo
11 meses atrás

Descordo plenamente, você usou um jogador Mundial, Cristiano Ronaldo/Messi/Neymerda assim que chamo ele kkkk, pegue agora um jogar X ganhar 130 mil por mês um jogador “comum” você usou jogador MARKETING assim fica fácil pegar um jogador Que ganhe 100/160mil as vezes o cara nem entra em campo e ganha kkkkkk Professor me desculpe mas o senhor foi muito “ fraco”. Com esse argumento Cris é famoso e cobiçado queria q me explicasse um jogador normal como Luan do atlético-MG ou Thiago Neves do Cruzeiro q ganha 900 mil kkkkkkk

0
Gerson
Gerson
4 meses atrás
Reply to  Marcelo

va pesquisar ou procurar saber antes de falar ***** . muitos jogadores de futebol profissional de times de menor expressão , se matam treinando sacrificam ate a infancia , passeios , lazer, para realizar o sonho de ser jogador profissional e muitas vezes nao chegam a ganhar nem 2 salarios minimos , ou ate nem ganham salario. e a media salarial de um time profissional de grande expressão no brasil exemplo : santos é de 25 mil reais por mês . nunca um jogador de pouca expressão no brasil ganhou 130 mil ou 900 mil por mês . gabigol e… Read more »

Marcelo
Marcelo
11 meses atrás

Descordo plenamente, você usou um jogador Mundial, Cristiano Ronaldo/Messi/Neymerda assim que chamo ele kkkk, pegue agora um jogar X ganhar 130 mil por mês um jogador “comum” você usou jogador MARKETING assim fica fácil pegar um jogador Que ganhe 100/160mil as vezes o cara nem entra em campo e ganha kkkkkk Professor me desculpe mas o senhor foi muito “ fraco”. Com esse argumento Cris é famoso e cobiçado queria q me explicasse um jogador normal como Luan do atlético-MG ou Thiago Neves do Cruzeiro q ganha 900 mil kkkkkkk

0
CESAR ALONSO CARRERA
CESAR ALONSO CARRERA
7 meses atrás

Joguei futebol, e posso falar. Eu também gostaria de ganhar bem como ganham hoje os jogadores de futebol, porém na crise que esta os CLUBES de futebol hoje, é uma vergonha dirigentes pagarem tanto a jogadores que nem o segundo grau completo tem, querem ganhar tanto, que também tenham deveres. Coisa que nenhum tem, se jogar bem jogou, se não jogou bem dane-se. Ninguém me tira do coração, que neste meio também tem a tal CORRUPÇÃO BRASILEIRA. Te pago 200, mais digo que custou 400. Pois pagar 400, a 1.200 que ganha o Gabi Gol do Flamengo é um disparate… Read more »

Gerson
Gerson
4 meses atrás

INVEJOSO é foda viu . quantos jogadores de futebol tem formação e ate especialização exemplo : RACTIK FORMADO EM ARQUITETURA , mas GANHA MAIS DO QUE VOCÊ e um ARQUITETO MEDIANO pois SE ESFORÇOU , BUSCOU SE SACRIFICOU E HOJE FAZ EM CAMPO O QUE VOCÊ NUNCA FEZ . é BRICADEIRA viu . A MINORIA DOS JOGADORES DE FUTEBOL QUE HOJE GANHAM MILHOES FIZERAM POR MERECER E FIZERAM MAIS DO QUE MUITOS QUE SO SABEM RECLAMAR DA VIDA. SE HOJE UMA PESSOA (PROFESSOR , ARQUITETO , ENGENHEIRO , PISICOLOGO , ESCRITOR , INVENTOR , BIOLOGO , ATOR, MÉDICO, DESIGNER, FUTEBOLISTA… Read more »

Pedro Mantoanelli
Pedro Mantoanelli
4 meses atrás

Entendi o motivo dos jogadores ganharem tanto assim, e até concordo deles ganharem tão bem, mas não concordo com eles ganharem bem nesse nível (milhões), pois boa parte desse valor poderia ser investido em áreas mais importantes e que agregam valores mais importantes na sociedade, como a saúde e a educação, pois isso sim faz um país andar em todos os sentidos, até porque nos países desenvolvidos essas são as duas áreas com maior investimento e estudos dizem que essa foi a base para um bom desenvolvimento.

4+
Daniel
Daniel
1 mês atrás

MT bom

0
Gabby
Gabby
1 mês atrás

Mesmo não concordando com jogadores de futebol ganharem tanto, eu entendi. Foi uma postagem muito esclarecedora, acredito que nunca tenha visto desse ângulo. Sempre pensamos, claro, no impacto social mais direto, mas um jogador impacta socialmente muito mais pessoas indiretamente. Quando o Brasil sediou a Copa, por exemplo, inúmeras obras foram realizadas e agora foram revertidas para a sociedade (ou deveria né, estou pensando num cenário ideal sem corrupção ou com o mínimo de corrupção), ou seja, um jogo de futebol gera um movimento gigantesco na economia. Parabéns por suas colocações!

0
Jake
Jake
10 dias atrás

Acabei de ler o seu texto. A tese de que o salário de uma pessoa não é determinado em função de sua importância social, mas do valor que ele gera a sociedade é algo interessante. Ótimo texto.

0
Tiago Feitosa
Editor
7 dias atrás
Reply to  Jake

Obrigado pelo feedback!

0

Você também pode se interessar por: