Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Qual é a Hierarquia de Um Banco?

Compartilhar
Qual Hierarquia De Um Banco - T2 Educação
Entender a hierarquia de um banco é o primeiro passo para quem quer trabalhar nessas instituições. Afinal, meu nobre gafanhoto, como é que você vai se aventurar a entrar na carreira se não tem nem ideia dos cargos, do que vai fazer ou de quem será seu chefe? Já imaginou se você se candidata aí para uma vaga que nem tem nada a ver com o que espera, só porque não entende isso? Para evitar esse problema, eu trouxe neste artigo alguns detalhes sobre a estrutura hierárquica dos bancos. Assim, você já começa a pensar no que quer fazer e acerta na escolha, beleza?

Como funciona a hierarquia de um banco?

A hierarquia de um banco está muito relacionada ao conhecimento que um profissional ou ou outro tem do mercado, mas também envolve detalhes referentes à venda e distribuição dos produtos — e para pegar as manhas disso você precisa trabalhar, meu nobre gafanhoto. Ou seja: tem que manjar dos paranauês,e buscar sempre mais experiência no mercado! Separei uma lista de cargos em ordem, para você já se preparar até para as primeiras promoções, fechou? Confira:

Caixa

Bem, tudo começa no caixa. É o cargo operacional mais baixo na hierarquia de um banco, mas não quer dizer que seja menos importante! Aliás, começando aqui você já pode correr atrás da CPA-10 (se ainda não fez isso), para garantir a promoção mais rápido, porque mostra que realmente quer ser promovido e crescer no banco.

Atendente comercial

Normalmente é a primeira promoção que o caixa de banco recebe, e é o primeiro cargo na área comercial da instituição. Se você ainda não tiver a CPA-10 quando chegar aqui, vai ser bem pressionado a tirar a certificação logo. Por isso, já se garante antes, né? É sempre melhor se certificar antes de te pedirem. Lembre-se! Como atendente comercial, a ideia é mostrar um serviço mais direto de atendimento. Esse profissional conversa diretamente com os clientes para solucionar dúvidas ou ajudar com pagamentos, depósitos, entre outros, inclusive por telefone.

Agente comercial

Esse é o último cargo antes daqueles de gerência! Portanto, chegar aqui com a certificação CPA-20, mesmo que essa função só exija a CPA-10, vai te ajudar a subir na hierarquia de um banco, beleza? O agente comercial é o profissional que já manja mais dos paranauês, pode fazer vendas consultivas de produtos e prospectar os clientes com mais eficiência.

Assistente de gerência

Na hierarquia de uma agência bancária de varejo, esse é o penúltimo cargo. Como o próprio nome diz, é o profissional que ajuda o gerente de contas e, provavelmente, quer ser gerente um dia, certo? Vale avisar que chegar aqui com a CPA-20 te deixa bem mais perto de ser um gerente!

Gerente de contas

O máximo na hierarquia, o gerente de contas é quem detém o contato de maior importância com o cliente, cuida da venda de produtos de investimento, oferece cartões de crédito, fecha negociações de contas, entre outros. Ele é aquele profissional que precisa estar lá para atender os clientes em qualquer situação, e é a ajuda dele que eles irão buscar, sempre! Gostou de saber mais sobre a hierarquia de um banco, meu nobre gafanhoto? Leia outros artigos aqui no blog da T2 Educação!
Matéria Anterior
Próxima Matéria