Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Qual é a Certificação Certa Para Você?

Compartilhar
Certificação Certa Para Você

A dúvida do milênio. A questão fundamental dos bancários. Qual a certificação certa para você, iniciante (ou nem tanto) no mercado financeiro?

Neste post procurarei explicar um pouco mais a nossa visão sobre as fases da carreira de um bancário. Sobre o que a CPA 10 ou a CPA 20 pode significar no seu trabalho. Vamos lá?

As diferenças entre CPA 10 e CPA 20

Já escrevi posts aqui no blog para falar de CPA 10 e CPA 20. Também preparamos um infográfico para você entender melhor:

O que você precisa saber sobre as duas certificações é que uma é consequência da outra, mas não sempre. A CPA 10 é considerada a certificação básica da ANBIMA, enquanto a CPA 20 é a “evolução” da primeira. Ela é mais completa, disputada. Quem tem CPA 20 mexerá com quantias maiores de dinheiro (e, consequentemente, terá mais responsabilidades e respaldo no trabalho). Até aqui beleza?

Hoje, é correto dizer que a CPA 10 é uma obrigação no mercado financeiro. Muitas vezes você só conseguirá ser chamado para uma entrevista se já tiver a certificação básica. Porém, se você estiver começando a não tiver pressão alguma para passar na prova, aconselho tentar a CPA 20 de cara.

Deixa eu explicar melhor.

A CPA 10 na sua carreira

Como dito acima, a Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 é a mais básica de todas.

Se você ainda não tem experiência no mercado e quer aprender do jeito mais tranquilo, comece estudando para a CPA 10. Ela é a porta de entrada para os cargos mais simples de uma instituição financeira.

Se você já trabalha no mercado financeiro e não possui nenhuma certificação, é bom tirar a CPA 10 antes que surja alguma pressão no trabalho. Estude para a prova com calma, no seu tempo. Tirar a certificação da CPA 10 te dará confiança e tranquilidade para pular para a CPA 20. Sacou?

Falando na certificação CPA 20…

Sabe quantas pessoas possuem a CPA 10? E quantas possuem a CPA 20? É bom ficar ligado nisso, porque mostra como cada certificação vai aumentando a concorrência na hora de conseguir um emprego ou promoção.

Em 2018, 394.854 pessoas tiraram a CPA 10. Em contrapartida, a CPA 20 foi conquistada por um número menor: 130.686 profissionais. Isso sinaliza duas coisas:

  1. A prova da CPA 20 é mais difícil e menos pessoas conseguem tirar a certificação.
  2. Se você tirar a CPA 20, terá mais um diferencial no seu currículo.

A prova da CPA 20 é mais puxada. Tem aproximadamente 40% a mais de conteúdo. Ou seja, é bom estudar com afinco e sem pressão para tirar sua certificação. Em qualquer prova ou teste, na verdade. O mais importante é estudar com responsabilidade.

É possível ir direto pra CPA 20?

Sim, isso é possível — e até recomendado em alguns casos.

Se você está sofrendo pressão da sua chefe pra manter o emprego, é bom estudar para manter sua vaga, certo? Porém, nesse caso, é melhor estudar para a CPA 10. Pergunte para a sua chefe se isso é possível, porque depois você estuda com mais calma para a CPA 20. Desse jeito, os estudos fluem melhor.

Mas se você só quer melhorar o seu currículo (tem tempo para estudar sem pressão), eu aconselho a ir direto pra CPA 20. Cedo ou tarde você vai precisar!

Não esqueça da CEA!

A Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA foi criada para tornar o profissional certificado um especialista em investimentos. Com ela, você pode exercer todas as funções dos profissionais que possuem CPA 10 e CPA 20.

A CEA é a certificação com menor número de profissionais dentre as três: apenas 5.242 pessoas passaram na prova de 2018. Isso significa que você deve pular etapas e tentar direto a CEA, sem possuir as outras?

Não, não recomendamos isso. Por mais que ela seja a certificação mais “valiosa”, por possuir menos profissionais certificados, ela pode te marcar negativamente. Se você não tem experiência alguma no mercado e consegue uma certificação dessa, será cobrado como alguém que já trabalha há anos em bancos ou instituições financeiras. Percebeu a bobeira que é fazer isso?

Leia também: Certificação ANBIMA: O Guia DEFINITIVO (CPA 10, CPA20, CEA, CGA)

Concluindo sobre qual certificação certa para você

Se você quer entrar no mercado de trabalho, busque as certificações da CPA 10 ou CPA 20.

Estude para a 10 se houver alguma exigência no trabalho, pois a chance de passar na prova sob pressão é maior do que se você tentar a CPA 20. Porém, se estiver com tempo e não houver pressão, pule direto para a 20.

Depois de conseguir uma certa experiência no trabalho, utilizando tudo o que aprendeu na CPA 10 e CPA 20, busque tirar a certificação CEA. Não espere o seu chefe pedir, vá e busque esse diferencial por você mesmo.

Espero ter ajudado nessa jornada que é se destacar no mercado financeiro. Se como estudar, você já sabe: estamos aqui para te ajudar!

Conheça nossos cursos completos aqui.

Sua certificação te espera!

Matéria Anterior
Próxima Matéria