Qual O Conceito de Economia E Como Você Deve Interpretá-lo Como Profissional

O conceito de economia está ligado à relação monetária entre as pessoas. Por isso, embora antes fosse considerada uma ciência exata, passou a ser uma ciência social, pois estuda as formas do comportamento humano. Mas Tiago, como assim?

Eu explico! Esse comportamento é o que resulta nas necessidades de cada indivíduo. Com isso, é preciso analisar os recursos disponíveis para satisfazê-las.

Qual o conceito de economia?

O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei). Ela é uma ciência social que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços, ou seja, tudo o que um ser humano necessita para seu desenvolvimento e comportamento.

Além disso, essa ciência analisa os efeitos da desvalorização da moeda, Políticas Monetárias e Fiscais. Dessa forma, uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

Eles estão sempre analisando os principais problemas relacionados à economia, como: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir.

As ciências econômicas podem ser divididas em duas grandes áreas, são elas:

Microeconomia

Relacionada ao comportamento do indivíduo ou empresa, analisando as questões econômicas em menor escala.

Essa é considerada mais exata, pois leva em conta questões como o produto individual, demanda, oferta, preços de produtos e de fatores, salários e etc.

Macroeconomia

Comportamento de uma nação, bloco econômico ou mundo.

Abrange questões como: renda nacional, nível geral de preços, distribuição, produção nacional e etc. É devido a esse fator que falamos que um comportamento de uma nação é política.

Ela abrange as principais áreas da economia como desemprego, pobreza, nível geral de preços, Produto Interno Bruto (PIB), importações e exportações, globalização, política monetária e fiscal, etc.

Gostou de conhecer o conceito de economia e como ela se divide? Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais conteúdos como esse.

Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no vk
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

COMPARTILHE!

Acesso Rápido