Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Qual O Conceito de Economia E Como Você Deve Interpretá-lo Como Profissional

Compartilhar
Qual O Conceito de Economia E Como Você Deve Interpretá-lo Como Profissional

O conceito de economia está ligado à relação monetária entre as pessoas. Por isso, embora antes fosse considerada uma ciência exata, passou a ser uma ciência social, pois estuda as formas do comportamento humano. Mas Tiago, como assim?

Eu explico! Esse comportamento é o que resulta nas necessidades de cada indivíduo. Com isso, é preciso analisar os recursos disponíveis para satisfazê-las.

Qual o conceito de economia?

O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei). Ela é uma ciência social que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços, ou seja, tudo o que um ser humano necessita para seu desenvolvimento e comportamento.

Além disso, essa ciência analisa os efeitos da desvalorização da moeda, Políticas Monetárias e Fiscais. Dessa forma, uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

Eles estão sempre analisando os principais problemas relacionados à economia, como: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir.

As ciências econômicas podem ser divididas em duas grandes áreas, são elas:

Microeconomia

Relacionada ao comportamento do indivíduo ou empresa, analisando as questões econômicas em menor escala.

Essa é considerada mais exata, pois leva em conta questões como o produto individual, demanda, oferta, preços de produtos e de fatores, salários e etc.

Macroeconomia

Comportamento de uma nação, bloco econômico ou mundo.

Abrange questões como: renda nacional, nível geral de preços, distribuição, produção nacional e etc. É devido a esse fator que falamos que um comportamento de uma nação é política.

Ela abrange as principais áreas da economia como desemprego, pobreza, nível geral de preços, Produto Interno Bruto (PIB), importações e exportações, globalização, política monetária e fiscal, etc.

Gostou de conhecer o conceito de economia e como ela se divide? Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais conteúdos como esse.

Matéria Anterior
Próxima Matéria