Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Qual o Perfil de um Agente Autônomo de Investimentos?

Compartilhar
Qual o Perfil de um Agente Autônomo de Investimentos?
Quer se aventurar e prestar o exame da Ancord para ser um AAI, mas não sabe se realmente tem o perfil de um agente autônomo de investimentos, meu nobre gafanhoto? Essa dúvida é comum, e com certeza não é algo que só você pensa. Afinal, esse profissional precisa lidar com tantos aspectos diferentes do mercado, incluindo todo o atendimento aos clientes, que é difícil de saber se a gente está de verdade preparado para isso, ou se esse é um futuro válido para nós, certo? Neste artigo, eu vou te ajudar a lidar com essa dúvida e sair mais tranquilo com a sua decisão, beleza? Confere aí!

Afinal, qual o perfil de um agente autônomo de investimentos?

Antes de tudo, um AAI precisa compreender que ele, por si só, é uma empresa. Ou seja, é bem diferente de ser um bancário, por exemplo. Isso exige mais controle das finanças, preocupações burocráticas, etc. Além disso, também há toda a parte de atendimento ao cliente, que deve ser levada em conta. Veja abaixo alguns detalhes sobre o perfil de um agente autônomo de investimentos e comece a entender se isso realmente é para você!

Empreendedorismo

Abrir uma empresa não é algo exatamente simples. Precisará lidar com diversas burocracias durante a abertura e, depois, com tudo que envolve o funcionamento da Pessoa Jurídica, como Imposto de Renda, declarações, emissão de notas, etc. Também há toda a preocupação com impostos e outros detalhes. Portanto, para ser um AAI é praticamente obrigatório ter uma noção básica de empreendedorismo!

Contato com cliente

Mesmo que você manje dos paranauês de atender clientes, meu nobre gafanhoto, no caso de um agente autônomo de investimentos a ideia é diferente. Isso porque, ao contrário do banco — em que os clientes são do banco — na hora de trabalhar como AAI, os clientes são seus! Você precisa atendê-los, estar à disposição, criar confiança, organizar a carteira, marcar encontros, mostrar valor em seu trabalho e tudo o mais. Não é à toa que os agentes autônomos estão sempre no telefone… Portanto, se atender não é seu forte, veja se quer mudar isso ou, talvez, sua carreira no mercado financeiro deva ir por outros caminhos, beleza?

Sempre ligado!

O mercado financeiro é uma caixinha de surpresas, e se você não estiver ligado em tudo, com boas fontes e procurando as melhores opções, vai perder ótimas chances de rendimento. Sendo assim, além de manjar e, claro, gostar do assunto, esteja totalmente atento e antenado em absolutamente tudo o que acontece! Quanto mais você souber, um melhor AAI será. Ah sim, e sempre lembre de continuar estudando! Entendeu mais sobre o perfil de um agente autônomo de investimentos, meu nobre gafanhoto? Confira mais dicas sobre carreiras e o mercado aqui no blog da T2!