Quanto Rende A Poupança? Entenda Como Esse “Investimento” Atua

Atualmente, a taxa básica de juros (Selic), que serve de referência para saber quanto rende a poupança, está em 2% ao ano. Com isso, tanto ela como outros investimentos de renda fixa tiveram os rendimentos achatados em 2020.

Esse foi o segundo ano seguido em que o rendimento do investimento perdeu para a inflação. No ano de 2019, a poupança teve uma perda real de 0,05%, descontado o IPCA.

“Mas Tiago, não entendi nada!” Então continue no artigo que vou te explicar!

Quanto rende a poupança?

A poupança é o primeiro contato de muitas pessoas com uma aplicação financeira. Isso porque muitos brasileiros a consideram segura, com rendimentos estáveis, além de haver uma falta de conhecimento sobre investimentos e educação financeira no Brasil.

O rendimento dessa aplicação é igual para todos os bancos e existem duas regras de cálculo, que são as seguintes:

 Depósitos feitos antes de 4 de maio de 2012

A chamada poupança antiga rende 0,5% ao mês + taxa referencial, a famosa TR, que hoje está zerada. Dessa forma, a rentabilidade da poupança antiga fica em 6,16% ao ano.

Depósitos feitos depois de maio de 2012

A nova regra da poupança diz que ela rende 70% da taxa Selic, se ela estiver até 8,5% ao ano.

Quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança vai render 0,5% ao mês + TR, assim como te falei que era antigamente.

 Quando são acrescidos os rendimentos da poupança

Embora a liquidez desse investimento seja diária, os rendimentos são creditados mensalmente, apenas na data de “aniversário”. “Como assim aniversário Tiago?”

Essa data corresponde ao dia do mês em que o depósito foi feito. Assim, uma aplicação realizada no dia 03 de fevereiro só contará com o rendimento no dia 03 de março. Se o dinheiro for resgatado no dia 02 de março, todo o rendimento do período será perdido.

Para saber a data de aniversário de sua poupança, é possível conferi-la no extrato bancário ou no internet banking.

De acordo com o Banco Central, a rentabilidade é calculada sobre o menor saldo de cada período de rendimento, contando a partir do aniversário.

Vale a pena investir na poupança?

A resposta é, depende! Se estiver procurando por um investimento em renda fixa, apesar do baixo rendimento, a opção acaba sendo mais interessante do que a maioria dos fundos.

Segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), considerando os retornos atuais, a poupança ganha dos fundos que cobram entre 0,5% e 3% ao ano de taxa de administração em qualquer horizonte de tempo.

Em média, os fundos de renda fixa possuem 0,5% de taxa de administração e, dessa forma, conseguiriam no máximo empatar com a caderneta, caso o investidor ficasse mais de dois anos no investimento.

Gostou de saber quanto rende a poupança? Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais conteúdos!

Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no vk
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

COMPARTILHE!

Acesso Rápido