Atualmente, a taxa básica de juros (Selic), que serve de referência para saber quanto rende a poupança, está em 2% ao ano. Com isso, tanto ela como outros investimentos de renda fixa tiveram os rendimentos achatados em 2020.
Esse foi o segundo ano seguido em que o rendimento do investimento perdeu para a inflação. No ano de 2019, a poupança teve uma perda real de 0,05%, descontado o IPCA.
“Mas Tiago, não entendi nada!” Então continue no artigo que vou te explicar!
Quanto rende a poupança?
A poupança é o primeiro contato de muitas pessoas com uma aplicação financeira. Isso porque muitos brasileiros a consideram segura, com rendimentos estáveis, além de haver uma falta de conhecimento sobre investimentos e educação financeira no Brasil.
O rendimento dessa aplicação é igual para todos os bancos e existem duas regras de cálculo, que são as seguintes:
Depósitos feitos antes de 4 de maio de 2012
A chamada poupança antiga rende 0,5% ao mês + taxa referencial, a famosa TR, que hoje está zerada. Dessa forma, a rentabilidade da poupança antiga fica em 6,16% ao ano.
Depósitos feitos depois de maio de 2012
A nova regra da poupança diz que ela rende 70% da taxa Selic, se ela estiver até 8,5% ao ano.
Quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança vai render 0,5% ao mês + TR, assim como te falei que era antigamente.
Quando são acrescidos os rendimentos da poupança
Embora a liquidez desse investimento seja diária, os rendimentos são creditados mensalmente, apenas na data de “aniversário”. “Como assim aniversário Tiago?”
Essa data corresponde ao dia do mês em que o depósito foi feito. Assim, uma aplicação realizada no dia 03 de fevereiro só contará com o rendimento no dia 03 de março. Se o dinheiro for resgatado no dia 02 de março, todo o rendimento do período será perdido.
Para saber a data de aniversário de sua poupança, é possível conferi-la no extrato bancário ou no internet banking.
De acordo com o Banco Central, a rentabilidade é calculada sobre o menor saldo de cada período de rendimento, contando a partir do aniversário.
Vale a pena investir na poupança?
A resposta é, depende! Se estiver procurando por um investimento em renda fixa, apesar do baixo rendimento, a opção acaba sendo mais interessante do que a maioria dos fundos.
Segundo pesquisa da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), considerando os retornos atuais, a poupança ganha dos fundos que cobram entre 0,5% e 3% ao ano de taxa de administração em qualquer horizonte de tempo.
Em média, os fundos de renda fixa possuem 0,5% de taxa de administração e, dessa forma, conseguiriam no máximo empatar com a caderneta, caso o investidor ficasse mais de dois anos no investimento.
Gostou de saber quanto rende a poupança? Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais conteúdos!