Registrato do Banco Central: O Que É E Como Você Pode Consultá-lo

Quando a gente fala em crédito, a maior parte das pessoas logo pensa em órgãos como Serasa e SPC, né? Porém, o que muitos não sabem é que mesmo que uma dívida tenha “caducado”, ela pode estar no Registrato do Banco Central. 

Por isso, algumas pessoas não conseguem obter um empréstimo ou financiamento, apesar de terem o nome limpo. Nunca tinha ouvido falar desse negócio? Relaxa que neste artigo vou explicar tudo para você, inclusive como consultar essas informações tão importantes. Veja só!

 

O que é o Registrato do Banco Central?

De forma resumida, podemos dizer que o Registrato do Banco Central é um banco de dados que armazena informações sobre a vida financeira dos cidadãos. 

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que depois de cinco anos uma dívida não existe mais, né? No entanto, isso é um grande engano. 

Após esse prazo, o credor, como o banco, não pode mais deixar o nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito — SPC, Serasa, etc. Não significa que o pagamento não precise mais ser feito.

A pendência ainda existe, sim. Mas ela fica em outro lugar que muitas pessoas não conhecem: é o Registrato do Banco Central. 

Nesse sistema, as empresas podem consultar se o consumidor tem dívidas, empréstimos em aberto e muito mais. Por esse motivo, elas podem se negar a oferecer crédito a algumas pessoas. Sacou?

 

Como consultar as informações no Registrato do Bacen?

Todos as empresas e consumidores para acessar o Registrato do Bacen. No caso das pessoas físicas, o passo a passo é o seguinte: 

  • entrar no site do Banco Central;
  • escolher a opção PF;
  • selecionar uma forma de credenciamento;
  • concluir o processo no site do BC;
  • acessar as informações do Registrato. 

O Banco Central permite que o credenciamento seja feito pelo celular, internet banking, certificado digital e presencialmente. 

Para as empresas, o Registrato serve para avaliar o histórico do consumidor. Já para os cidadãos, o acesso ao sistema pode ajudar a identificar uma pendência ou uma conta que pode entrar em atraso. 

Dessa forma, são dados que servem para os dois lados. Interessante, né? Se você está pensando em adquirir um crédito ou ficou na curiosidade, aproveite para verificar as informações que o Banco Central tem sobre as suas finanças. 

Quer saber mais sobre o universo financeiro? Continue acompanhando o blog da T2 Educação!

Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram