Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Relatório Anual da ANBIMA 2017: o futuro está aqui

O Relatório Anual da ANBIMA é um documento sempre muito legal para acompanhar. Aqui na escola nós o lemos e discutimos para ficarmos por dentro das mudanças do mercado financeiro.

Acredito que você também deva começar a fazer isso.

 

O Relatório Anual da ANBIMA de 2017

O relatório de 2017 foi pautado no plano do ano passado. Esse plano teve o objetivo estratégico de fortalecer o mercado de capitais. Dividido em duas vertentes, ele foca, por um lado, nos quatro temas norteadores: Previdência, Distribuição, Inovação Tecnológica e Tributação.

Na outra vertente estavam as cinco grandes áreas elegidas pela ANBIMA como essenciais para as ações da instituição. Elas foram chamadas de objetivos estratégicos: mercado primário, mercado secundário, base de investidores, autorregulação e educação.

Já deu pra perceber como muitos destes assuntos aparecem nas provas de CPA-10, CPA-20 e CEA, certo? Por isso é sempre bom ler o relatório anual da ANBIMA e atualizar seus conhecimentos. Esteja você trabalhando ou não na área, estes relatórios indicam a direção que a instituição tomará para promover mudanças no mercado financeiro.

 

O que esperar de 2018

relatório anual anbima inovação e tecnologia

A tecnologia vem ganhando espaço no mercado financeiro.

No mesmo documento, a ANBIMA mostra o escopo do plano estratégico para 2018. E aqui é muito importante nos atentarmos à evolução do mercado. Tanto na tecnologia quanto nos produtos, estamos passando por uma fase de inovação.

O Relatório Anual da ANBIMA apresenta cinco focos de atuação para o ano de 2018. São eles: Mercado de Capitais, Poupança a longo prazo, Inovação, Ética e Regulação e Tributação.

Vamos falar um pouco de cada um deles?

Mercado de Capitais

Neste foco, a intenção da ANBIMA é consolidar seu papel institucional, fortalecendo sua representatividade; e criar uma agenda que ajude a desenvolver o mercado de capitais.

 

Poupança a longo prazo

Aqui entram em foco a educação e comunicação sobre os produtos de poupança a longo prazo. A ANBIMA espera desenvolver as áreas de Previdência Complementar, Renda Fixa e Renda Variável, tornando-as mais conhecidas dos brasileiros.

Isso consequentemente aumentará a demanda por profissionais habilitados para vender estes produtos. Portanto, esteja atualizado nos estudos e preparado para as vendas.

 

Inovação

Um novo modelo de negócios está surgindo: as Fintechs, empresas de serviços financeiros de alta tecnologia. E é claro que a ANBIMA estaria pronta para regular e estimular o debate sobre esta inovação do mercado financeiro, disseminando conhecimento.

O crescimento das Fintechs traz grandes avanços tecnológicos para o mercado. E isso significa que muitas das funções dos bancários, como as conhecemos hoje, mudarão talvez completamente. É importante se especializar nestas tecnologias para ser um profissional diferenciado. Manter-se relevante perante estas evoluções ditará o futuro da profissão dos bancários.

 

Ética e Regulação

Revisando o Código de Ética, a ANBIMA espera aprimorar a conduta dos profissionais e mostrar o que é esperado deles, principalmente no processo de vendas. Há também a intenção de buscar parcerias para diminuir o custo de observância (que é o cumprimento das regras da instituição).

É certo que a ANBIMA fará mudanças em códigos e regulamentações. Deixo o convite aqui para que você acompanhe as nossas redes sociais. Lá, postaremos um vídeo com todas as alterações que acontecerem. Passa no nosso canal do YouTube, Instagram e Facebook. Ficaremos muito felizes por ter a sua companhia!

 

Tributação

Aqui, a ANBIMA diz que “o assunto relaciona-se direta ou indiretamente com todos os outros focos de atuação.” O objetivo principal da tributação é a construção de uma proposta que busca simplificação, harmonização e simetria para o mercado.

 

ANBIMA+5: estratégia a longo prazo

Desde 2016 a ANBIMA faz uma reflexão sobre o futuro da instituição, tendo como base três segmentos de atuação: divulgação de informações técnicas, representação institucional e autorregulação do mercado. A ANBIMA+5 nada mais é do que uma visão a longo prazo do mercado, usando o seguintes pilares de atuação:

  • Representação
  • Autorregulação
  • Informação
  • Educação

Leia o Relatório Anual da ANBIMA completo

É claro que é bom receber um resumo do assunto de seu interesse. Mas nada compete com o conteúdo completo.

A ANBIMA criou um PDF para você ler online, com um material bem visual e didático sobre o ano de 2017 e o que podemos esperar dela daqui pra frente. Clique aqui para ler o Relatório e esteja ainda mais pronto para as mudanças no mercado.

Este tipo de material é extramente importante para quem entra no mercado financeiro. Para quem vai estudar para tirar o certificado, por exemplo, é um bom indicativo de futuros focos da prova.

Caso você queira ficar ainda mais craque nos assuntos do momento, nós mantemos nossas aulas atualizadas com o que a ANBIMA tem de melhor. Passa aqui no nosso site pra saber mais!

Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por

Acesso Rápido
entenda o que é o ipca acumulado

IPCA Acumulado: O Que É E Como Ele Influencia O Mercado

Se você é uma pessoa antenada nas notícias, provavelmente, já ouviu falar do IPCA acumulado, né? De vez em quando, esse termo aparece nos noticiários, como um dos indicadores mais importantes do país.  Mas, afinal, do que se trata esse tal de IPCA? Será que ele influencia na minha e na sua vida? Tenho certeza…

Ler mais