O Relatório Anual da ANBIMA é um documento sempre muito legal para acompanhar. Aqui na escola nós o lemos e discutimos para ficarmos por dentro das mudanças do mercado financeiro.
Acredito que você também deva começar a fazer isso.
O Relatório Anual da ANBIMA de 2017
O relatório de 2017 foi pautado no plano do ano passado. Esse plano teve o objetivo estratégico de fortalecer o mercado de capitais. Dividido em duas vertentes, ele foca, por um lado, nos quatro temas norteadores: Previdência, Distribuição, Inovação Tecnológica e Tributação.
Na outra vertente estavam as cinco grandes áreas elegidas pela ANBIMA como essenciais para as ações da instituição. Elas foram chamadas de objetivos estratégicos: mercado primário, mercado secundário, base de investidores, autorregulação e educação.
Já deu pra perceber como muitos destes assuntos aparecem nas provas de CPA-10, CPA-20 e CEA, certo? Por isso é sempre bom ler o relatório anual da ANBIMA e atualizar seus conhecimentos. Esteja você trabalhando ou não na área, estes relatórios indicam a direção que a instituição tomará para promover mudanças no mercado financeiro.
O que esperar de 2018

A tecnologia vem ganhando espaço no mercado financeiro.
No mesmo documento, a ANBIMA mostra o escopo do plano estratégico para 2018. E aqui é muito importante nos atentarmos à evolução do mercado. Tanto na tecnologia quanto nos produtos, estamos passando por uma fase de inovação.
O Relatório Anual da ANBIMA apresenta cinco focos de atuação para o ano de 2018. São eles: Mercado de Capitais, Poupança a longo prazo, Inovação, Ética e Regulação e Tributação.
Vamos falar um pouco de cada um deles?
Mercado de Capitais
Neste foco, a intenção da ANBIMA é consolidar seu papel institucional, fortalecendo sua representatividade; e criar uma agenda que ajude a desenvolver o mercado de capitais.
Poupança a longo prazo
Aqui entram em foco a educação e comunicação sobre os produtos de poupança a longo prazo. A ANBIMA espera desenvolver as áreas de Previdência Complementar, Renda Fixa e Renda Variável, tornando-as mais conhecidas dos brasileiros.
Isso consequentemente aumentará a demanda por profissionais habilitados para vender estes produtos. Portanto, esteja atualizado nos estudos e preparado para as vendas.
Inovação
Um novo modelo de negócios está surgindo: as Fintechs, empresas de serviços financeiros de alta tecnologia. E é claro que a ANBIMA estaria pronta para regular e estimular o debate sobre esta inovação do mercado financeiro, disseminando conhecimento.
O crescimento das Fintechs traz grandes avanços tecnológicos para o mercado. E isso significa que muitas das funções dos bancários, como as conhecemos hoje, mudarão talvez completamente. É importante se especializar nestas tecnologias para ser um profissional diferenciado. Manter-se relevante perante estas evoluções ditará o futuro da profissão dos bancários.
Ética e Regulação
Revisando o Código de Ética, a ANBIMA espera aprimorar a conduta dos profissionais e mostrar o que é esperado deles, principalmente no processo de vendas. Há também a intenção de buscar parcerias para diminuir o custo de observância (que é o cumprimento das regras da instituição).
É certo que a ANBIMA fará mudanças em códigos e regulamentações. Deixo o convite aqui para que você acompanhe as nossas redes sociais. Lá, postaremos um vídeo com todas as alterações que acontecerem. Passa no nosso canal do YouTube, Instagram e Facebook. Ficaremos muito felizes por ter a sua companhia!
Tributação
Aqui, a ANBIMA diz que “o assunto relaciona-se direta ou indiretamente com todos os outros focos de atuação.” O objetivo principal da tributação é a construção de uma proposta que busca simplificação, harmonização e simetria para o mercado.
ANBIMA+5: estratégia a longo prazo
Desde 2016 a ANBIMA faz uma reflexão sobre o futuro da instituição, tendo como base três segmentos de atuação: divulgação de informações técnicas, representação institucional e autorregulação do mercado. A ANBIMA+5 nada mais é do que uma visão a longo prazo do mercado, usando o seguintes pilares de atuação:
- Representação
- Autorregulação
- Informação
- Educação
Leia o Relatório Anual da ANBIMA completo
É claro que é bom receber um resumo do assunto de seu interesse. Mas nada compete com o conteúdo completo.
A ANBIMA criou um PDF para você ler online, com um material bem visual e didático sobre o ano de 2017 e o que podemos esperar dela daqui pra frente. Clique aqui para ler o Relatório e esteja ainda mais pronto para as mudanças no mercado.
Este tipo de material é extramente importante para quem entra no mercado financeiro. Para quem vai estudar para tirar o certificado, por exemplo, é um bom indicativo de futuros focos da prova.
Caso você queira ficar ainda mais craque nos assuntos do momento, nós mantemos nossas aulas atualizadas com o que a ANBIMA tem de melhor. Passa aqui no nosso site pra saber mais!