Entenda o que é Heurística da Representatividade

A Heurística da Representatividade é uma espécie de atalho de raciocínio.

Basicamente é uma forma de simplificar a tomada de decisão de uma pessoa através da associação das informações que ocorrem em um determinado evento e que são similares a situações passadas, com isso o indivíduo irá julgar que como as características são parecidas, a mesma coisa que aconteceu em uma situação irá acontecer na outra.

Achou meio confuso? Rsrs…vamos ver alguns exemplos para deixar isso mais claro!

viés

Entendendo o Funcionamento da Heurística da Representatividade

Para podermos entender melhor sobre isso vou usar duas ilustrações que fizeram parte dos estudos de  Daniel Kahneman e Amos Tversky, elas são as seguintes:

Exemplo 1, Steve. Ele é descrito como sendo tímido e introvertido, não demonstra grande interesse nas pessoas ou no mundo em geral. Steve é bastante detalhista e gosta que as coisas estejam sistematicamente organizadas, no geral ele é bem prestativo com as pessoas. Com base nessas informações, qual é a profissão de Steve?

  • Médico;
  • Bibliotecário;
  • Agricultor;
  • Piloto de aviões.

Se a gente der a resposta para essa questão com base na heurística da representatividade vamos dizer que provavelmente Steve pode ser, por exemplo, um bibliotecário.

A base para essa resposta é o grau com o qual a sua descrição se encaixa no estereótipo de pessoas com esta profissão. Assim, o mais provável é que a gente associe a descrição de Steve com a de um bibliotecário, dizendo que esta é a profissão mais provável relacionada a ele.

Exemplo 2, Linda, 30 anos, solteira, inteligente, sincera e brilhante. É formada em filosofia e quando era estudante se preocupava com questões de discriminação e justiça social, além disso participava de demonstrações antinucleares. Com base nessas informações, qual a alternativa mais provável a respeito de Linda?

  • A Linda trabalha num banco.
  • A Linda trabalha num banco e é ativa no movimento feminista.

A maioria das pessoas tendem a escolher que a alternativa (b) como a que tem maior probabilidade de ser a correta, uma vez que costumamos a supervalorizar informações com mais detalhes.

Os Estudos sobre Heurísticas

A heurística da representatividade é um estudo que busca entender as estratégias que o cérebro humano utiliza para usar as informações que tem para realizar a tomada de decisão.

Há vários tipos de heurísticas ou vieses, como também é chamado, a heurística da representatividade é uma delas. Além dessa temos as heurísticas da ancoragem, disponibilidade, aversão a perda, entre outros.

Ao estudar os tipos de heurísticas conseguimos entender como elas impactam em nossas decisões, como elas mexem com nosso cérebro.

O viés da Representatividade no mundo das Finanças

Dentro do mercado financeiro, usar esta heurística de forma isolada é um erro cometido por muitos investidores. Tanto no mercado de renda fixa quanto no mercado de renda variável, o ideal é sempre tomar uma decisão tendo o máximo de informações possíveis e entendendo as consequências de cada cenário de acordo com cada decisão tomada.

 

Através dos cursos de certificações da T2 Educação você consegue estudar sobre essas e outras heurísticas. Te vejo no próximo artigo, até mais!

Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no skype
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no vk
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no print
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

COMPARTILHE!

Acesso Rápido