A Heurística da Representatividade é uma espécie de atalho de raciocínio.
Basicamente é uma forma de simplificar a tomada de decisão de uma pessoa através da associação das informações que ocorrem em um determinado evento e que são similares a situações passadas, com isso o indivíduo irá julgar que como as características são parecidas, a mesma coisa que aconteceu em uma situação irá acontecer na outra.
Achou meio confuso? Rsrs…vamos ver alguns exemplos para deixar isso mais claro!
Entendendo o Funcionamento da Heurística da Representatividade
Para podermos entender melhor sobre isso vou usar duas ilustrações que fizeram parte dos estudos de Daniel Kahneman e Amos Tversky, elas são as seguintes:
Exemplo 1, Steve. Ele é descrito como sendo tímido e introvertido, não demonstra grande interesse nas pessoas ou no mundo em geral. Steve é bastante detalhista e gosta que as coisas estejam sistematicamente organizadas, no geral ele é bem prestativo com as pessoas. Com base nessas informações, qual é a profissão de Steve?
- Médico;
- Bibliotecário;
- Agricultor;
- Piloto de aviões.
Se a gente der a resposta para essa questão com base na heurística da representatividade vamos dizer que provavelmente Steve pode ser, por exemplo, um bibliotecário.
A base para essa resposta é o grau com o qual a sua descrição se encaixa no estereótipo de pessoas com esta profissão. Assim, o mais provável é que a gente associe a descrição de Steve com a de um bibliotecário, dizendo que esta é a profissão mais provável relacionada a ele.
Exemplo 2, Linda, 30 anos, solteira, inteligente, sincera e brilhante. É formada em filosofia e quando era estudante se preocupava com questões de discriminação e justiça social, além disso participava de demonstrações antinucleares. Com base nessas informações, qual a alternativa mais provável a respeito de Linda?
- A Linda trabalha num banco.
- A Linda trabalha num banco e é ativa no movimento feminista.
A maioria das pessoas tendem a escolher que a alternativa (b) como a que tem maior probabilidade de ser a correta, uma vez que costumamos a supervalorizar informações com mais detalhes.
Os Estudos sobre Heurísticas
A heurística da representatividade é um estudo que busca entender as estratégias que o cérebro humano utiliza para usar as informações que tem para realizar a tomada de decisão.
Há vários tipos de heurísticas ou vieses, como também é chamado, a heurística da representatividade é uma delas. Além dessa temos as heurísticas da ancoragem, disponibilidade, aversão a perda, entre outros.
Ao estudar os tipos de heurísticas conseguimos entender como elas impactam em nossas decisões, como elas mexem com nosso cérebro.
O viés da Representatividade no mundo das Finanças
Dentro do mercado financeiro, usar esta heurística de forma isolada é um erro cometido por muitos investidores. Tanto no mercado de renda fixa quanto no mercado de renda variável, o ideal é sempre tomar uma decisão tendo o máximo de informações possíveis e entendendo as consequências de cada cenário de acordo com cada decisão tomada.
Através dos cursos de certificações da T2 Educação você consegue estudar sobre essas e outras heurísticas. Te vejo no próximo artigo, até mais!