Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

Confira nossas novidades

Fique sempre atualizado para sua carreira de Bancário!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Entenda a Taxa De Performance e Linha D’Água

Compartilhar
Taxa De Performance Linha Dagua - T2 Educação

Alguns temas se repetem nos estudos de vários alunos nossos. A taxa de performance e a linha d’água são dois deles. Um não existe sem o outro e ambos merecem uma explicação mais detalhada.

Esses dois assuntos estão incluídos no módulo de Fundos de Investimentos das provas da ANBIMA. Ele é complexo e possui detalhes que podem confundir, e eu entendo muito bem como você se sente. São cotas, documentos, registros e tipos variados de fundos.

Espero ajudar vocês a entender melhor esses dois conceitos extremamente importantes para a prova. Vem comigo!

O que é taxa de administração? 

Para começar, vamos falar sobre a taxa que todo cotista deve pagar: a taxa de administração.

Ela é um percentual cobrado diariamente dos cotistas do fundo para cobrir os gastos com os prestadores de serviço. Esses prestadores são:

  • gestor;
  • administrador;
  • custodiante;
  • auditor.

Além de todas as outras instituições que operam no fundo.

Mas por que é importante entendê-la? Bem, essa taxa é obrigatória em todos os fundos, e é aí que ela se diferencia da taxa de performance.

O que é taxa de performance? 

Esta taxa, assim como a de administração, também vai para a mão do gestor do fundo. Mas, Tiago, então por que ela tem um nome diferente?

Bom, diferente da anterior, ela só é obrigatória quando a rentabilidade do fundo supera a de um benchmark. Ou seja, quando ela é cobrada, significa que o fundo rendeu mais do que o próprio indicador de referência.

Mas, não se preocupe porque isso é muito bom.

Você pode achar que, por ser uma despesa, a taxa é ruim. Mas ela consegue ser bem justa pois valoriza o trabalho da gestão e pode fazer com que os resultados continuem positivos (assim como a sua rentabilidade no fundo).

Além disso, nem todos os fundos cobram essa taxa. Os únicos que podem cobrá-la são os fundos ativos e, embora eles tenham essa permissão, nem todos cobrarão, de fato. 

Quando ocorre essa cobrança, ela é feita após a dedução de todas as despesas, inclusive da taxa de administração. Se a rentabilidade for negativa, a taxa não será cobrada.

Vamos entender melhor com um exemplo:

  1. você investiu em um fundo que cobra taxa de performance de 20%;
  2. o seu benchmark é o CDI, que rendeu 10%;
  3. seu fundo rendeu 15% no mesmo período.

O resultado desse cenário é: a taxa de performance será cobrada apenas sobre os 5% excedentes, sendo que 20% (1% da rentabilidade excedente) ficarão com o gestor e os outros 80% (4% da rentabilidade excedente) ficarão com você.

O que é linha d’água? 

Agora que você já sabe o que é taxa de performance, podemos entender melhor a linha d’água.

Ela nada mais é do que a metodologia utilizada para cobrança da taxa. Ela é semestral, ou seja, o resultado acumulado dos 180 dias precisa superar o benchmark. 

Em outras palavras, não adianta superar o benchmark em um dia, uma semana ou um mês, é preciso ultrapassá-lo no resultado semestral.

Qual a relação entre a taxa de performance e linha d’água? 

Ambas estão relacionadas uma à outra.

Se depois de seis meses um fundo render menos do que o seu benchmark, a taxa deverá ser “devolvida” ao cotista. Assim, se o fundo apresentar ganhos depois de um período de perdas, a performance remunera o gestor, descontando essas perdas em seu cálculo.

Isso mostra que a taxa de performance e a linha d’água são justas. O gestor ganha quando os cotistas ganham, e perde quando os cotistas perdem.

Tributação de taxas de performance e regras gerais

Só é possível cobrar a taxa dos cotistas se ela estiver prevista no regulamento do fundo.

Da mesma maneira, é proibido cobrar a taxa se a rentabilidade do fundo não ultrapassou o índice de referência. Aliás, esse é um ponto bastante importante: o benchmark escolhido pelo fundo deve estar relacionado à sua categoria. 

Isso significa que fundos de baixa volatilidade, como renda fixa e DI, devem tentar superar o CDI ou outro índice de baixa volatilidade. Fundos de ações deverão buscar o Ibovespa ou qualquer outro índice ou indicador relacionado ao mercado de ações. Fácil, né?

Agora que você já sabe os detalhes sobre taxa de performance e linha d’água, venha conhecer os cursos preparatórios da T2 para ficar por dentro de outros assuntos importantes que também caem nas provas da ANBIMA. Não perca mais tempo e se prepare para entrar no mercado financeiro e se destacar no setor!



Matéria Anterior
Próxima Matéria