Trabalhar em banco é bom, sim.
E não sou eu que tô falando. São os alunos aqui da escola.
Pegamos os comentários de alguns alunos para criar este texto, e quem sabe te ajudar na decisão de tentar a vida no mercado financeiro.
Vamos aos motivos que mostram que trabalhar no banco é bom!
O salário é bem (ou muito) razoável
Não vou dizer que você vai ficar rico atuando no banco. Mas que o salário chama atenção, chama mesmo.
Sabe, quase metade dos brasileiros ganha menos do que um salário mínimo. A média do país, por outro lado, é puxada para cima por causa de 1% da população que ganha em média R$ 27 mil por mês.
Assim, temos uma média brasileira de R$ 2.100.
E no banco?, você me pergunta. Bom, o salário médio nos bancos é de pouco mais de 5 mil reais. Sendo que um estagiário, em algumas instituições, pode ganhar 2 mil reais por mês. Isso mesmo, um estagiário do banco ganha o mesmo que a média do brasileiro.
Um bom retorno financeiro, certo?
Ótimo horário de trabalho
A jornada de trabalho no banco obedece 6 horas diárias (30 horas semanais). E isso é muito bom para quem gosta de aproveitar mais o tempo livre.
Nossos alunos destacam, porém, o intervalo de 15 minutos para almoço. Isso irrita um pouco, claro, mas saber que você vai chegar mais cedo em casa é uma boa recompensa. Qual emprego, hoje em dia, tem apenas seis horas de trabalho por dia?
E se você precisar ficar uma horinha a mais, o banco paga hora-extra. Ou seja, a sua correria sempre vai ser remunerada.
Reconhecimento no dia a dia
Fiquei na dúvida se colocava este tópico aqui.
Cheguei a conversar com um aluno que reclamou, tristemente, não ter reconhecimento na agência em que trabalha. Então devo dizer que ser reconhecido depende muito da gerência do banco, de quem lidera a equipe.
Sendo assim, quando há reconhecimento pelos esforços e qualidade na atuação, este é um ótimo motivo para achar que trabalhar no banco é bom. Nós precisamos de incentivo para manter o bom nível de atuação, e muitas agências têm isso no papel de gerente.
Portanto, se você trabalha em um banco e recebe muitos feedbacks, agradeça. O reconhecimento no dia a dia é primordial para continuarmos a gostar do que fazemos.
Os benefícios e a PL
Se você já trabalhou em alguma empresa que oferece benefícios para os funcionários, saiba que o banco é talvez um dos melhores lugares neste sentido.
Para citar apenas as coisas que aparecem em todos os bancos, temos vale alimentação, vale transporte, seguro de vida, plano de saúde e previdência privada como os benefícios preferidos dos bancários. Isso se não contarmos com as vantagens do próprio banco, como os produtos e serviços exclusivos aos funcionários.
Tudo isso fica ainda melhor quando chega a hora da Participação dos Lucros. A famosa PL traz aquele retorno financeiro a mais quando as metas são atingidas, e é comemorada por muita gente. Quem sabe você não esteja comemorando uma PL em breve!
As pessoas são incríveis
É unanimidade entre os nossos alunos: o ambiente de trabalho é muito bom nos bancos.
Embora esteja cercado por pressão e responsabilidade (o que é normal e um emprego que mexe com tanto dinheiro, com tantos prazos), o ambiente no banco proporciona amizades e conexões acima da média. Pois é um trabalho que precisa, mais do que tudo, da sintonia entre os funcionários.
Não adiante ser colega de trabalho se no final você foi egoísta e jogou tudo nas costas do amiguinho, né? As metas só são atingidas se as pessoas trabalham unidas.
E trabalhar com pessoas incríveis é melhor ainda.
Você ainda tem dúvida se trabalhar no banco é bom?
A gente busca sempre ajudar nossos alunos a conhecerem melhor o mercado financeiro. Tanto aqui no blog, quanto nos nossos cursos preparatórios para a ANBIMA.
Se você já trabalho no banco e está lendo este texto, deixe um comentário com as suas impressões sobre a vida de um bancário! Tenho certeza de que os outros leitores vão adorar. 😉
Grande abraço!