Trabalhar sem experiência é possível?

Essa pergunta pode ser feita em qualquer área profissional, na verdade. Fato é que trabalhar sem experiência é um medo de muitas pessoas.

Antes de responder à pergunta que dá nome a este texto, vou separar nossa conversa em duas partes. Na primeira, vou falar sobre os jovens que saem das faculdades e cursos e não possuem experiência pelo simples fato de serem jovens.

Na segunda, focarei nas pessoas que nunca trabalharam no mercado financeiro e já possuem uma idade mais avançada. Este grupo de profissionais não sabe o que os diferencia dos outros, e eu vou tentar ajudar com isso.

Sem mais demora, vamos começar!

Trabalhar sem experiência

Vamos deixar claro aqui. Quando alguém diz que não tem experiência, entende-se que a pessoa está dizendo: eu nunca trabalhei, minha carteira de trabalho está vazia.

 

Carteira De Trabalho - T2 Educação
Dar aquela preenchida na carteira de trabalho é uma realização.

 

E isso nunca deve ser a mensagem principal a passar numa entrevista.

Quando você estiver de frente para o recrutador, lembre-se que os detalhes são cruciais. Já demos algumas dicar para ir bem na entrevista de emprego, dá uma olhadinha aqui!

Quando a juventude está a seu favor

Me formei há quase três anos em Publicidade e Propaganda. No começo, e acredito que seja assim em todas as faculdade, nós precisamos fazer estágios. Até aí, tudo bem.

Mas quando eu fui atrás do meu primeiro emprego, fui bombardeado por empresas que diziam “querer alguém cru, para formarmos o profissional do nosso jeito”. E isso é muito bom.

Além de estar com os estudos frescos na cabeça, um (ou uma) jovem profissional sem experiência no mercado financeiro tem o perfil de aprendiz que muitas empresas procuram. É importante destacar qualidades e habilidades que agregariam no ambiente de trabalho, além de cursos e certificações, como a CPA-10, que te deixariam na frente dos concorrentes.

De qualquer maneira, trabalhar sem experiência se torna possível quando você está bem preparado, mesmo na juventude.

A idade pesa?

Do outro lado da moeda, temos os profissionais que nunca trabalharam no mercado financeiro mas já possuem uma certa idade “avançada”. É feio falar assim, mas o mercado vê pessoas de 30 anos como ultrapassadas.

A gente sabe que trinta anos é a flor da idade, mas nem tudo é perfeito, né?

Várias vezes recebemos mensagens de alunos e alunas com esse perfil. Pessoas que não sabem se vale a pena arriscar no mercado financeiro por, supostamente, ser tarde demais. Então vamos deixar algo claro aqui: nunca é tarde demais.

Parece papo de autoajuda (e pode mesmo ser um pouquinho), mas é preciso valorizar sua experiência. Não, não estou falando da experiência no mercado. Tô falando da sua experiência de vida.

Vou dar alguns exemplos. Quando você fica estudando um tempo pra passar num concurso, ou mudar de país, algumas características são fundamentais para que isso aconteça:

– Autodisciplina. Para estudar para concurso, você precisa ter disciplina. Uma característica muito importante para o mundo corporativo.

– Controle Emocional. Durante algum tempo você deve ter tido vontade de desistir devido a uma eventual pressão. Mas não o fez. Isso mostra que você tem persistência e foco.

Controle - T2 Educação
Pode até parecer que você medita todos os dias. E talvez devesse fazer isso mesmo!

Faz sentido para você que, embora não tenha trabalhado, você tem experiência de sobra?

Valorize mais o seu conhecimento. Não diga para o recrutador “não tenho experiência em nada”. Diga “apesar de não ter um registro na minha carteira, eu tenho experiência que comprova que sou disciplinado e que tenho controle emocional”.

E aí você discorre sobre as coisas boas que você fez na sua vida, e como isso seria bom para a empresa.

O santo tem que bater

No final, não importa se você tem experiência, certificações ou recomendações. Se o recrutador não for com a sua cara, não vai rolar.

Quando participamos de uma seleção de emprego e queremos trabalhar sem experiência, a educação e a vontade de trabalhar contam muito. Um profissional interessado e com aparente facilidade de agir em equipe tem mais chances de ser contratado, mesmo que lhe faltem experiências.

Portanto, cabeça erguida. Se você tem 19 ou 35 anos, tudo é possível. O mercado é feroz, mas quem luta pelo próprio espaço tem sempre uma chance de sair vencedor.

E se você procura certificações, estamos aqui pra te ajudar a tirar a CPA-10 ou CPA-20. Elas são diferenciais na hora de arrumar o primeiro emprego no mercado financeiro.

0

Compartilhar este post:

Deixe o seu comentário!