Entenda a Função do BACEN — Políticas Monetárias

Você sabe qual é a função do BACEN no controle de liquidez do mercado? Entender isso é muito importante e bastante simples.

Mas primeiro é necessário voltar um pouquinho e recordar o Conselho Monetário Nacional. Você lembra o que ele faz? Calma que neste artigo eu vou explicar tudo!

Primeiro saiba o que o Conselho Monetário Nacional faz

O Conselho Monetário Nacional tem como função principal promover o crescimento econômico social de maneira sustentável do nosso país. Para isso, entre outras coisas, ele
determina a meta anual de inflação.

Imagine que o CMN projeta que a inflação seja de 4% ao ano com uma possível variação de 1.25% para cima ou para baixo. Ou seja, ela pode estar entre 5.25% e 2.75%. Caso a inflação fique nesse intervalo, o Conselho entende que está ok.

Se houver uma injeção de dinheiro na economia, a inflação irá aumentar em função do aumento do consumo. Em termos técnicos, isso é o que chamamos de lei de oferta e demanda, ou seja, a gente diz que se houver um aumento de base monetária maior do que o aumento da produtividade, isso gera a escassez de bens e serviços e consequentemente a inflação irá crescer, sacou?

Veja como a função do BACEN está relacionada ao CMN

Agora que você já está manjando dos paranauês do que o CMN faz, fica fácil entender a função do BACEN. O Banco Central controla a liquidez para que a inflação não fique abaixo do piso, nem acima do teto da meta.

Como no exemplo acima, o objetivo é manter a inflação entre 5.25% e 2.75%!

“Mas, Tiago, como que o BACEN mantém a inflação?”

Ele faz isso ao executar as políticas monetárias. São elas:

  • determinar a taxa Selic Meta — que é a principal política monetária;
  • operar no mercado de títulos públicos (Open Market);
  • determinar os depósitos compulsórios;
  • instituir os redescontos.

Ao fazer tudo isso, o Banco Central controla a liquidez do mercado e consegue cumprir a meta de inflação.

Entender a função do BACEN e as políticas monetárias é essencial se você quiser tirar a sua certificação. Então, não esquece de estudar bastante essa parte, ok?

Se quiser saber mais sobre esse assunto, confira os outros artigos sobre o tema no blog da T2 Educação!

0 0 vote
Article Rating
0
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por: