Conheça Cursos Preparatórios Para O Mercado Financeiro

Seguir uma carreira no mercado financeiro exige dedicação, conhecimento sobre o setor e, principalmente, certificações, e os cursos preparatórios são essenciais para te ajudar nessa jornada e fazer com que você obtenha sucesso na área.

As certificações são exigidas para que você possa exercer profissões em alguns lugares, como agências bancárias. Em alguns casos, elas não são obrigatórias, mas tê-las no seu currículo irá demonstrar o domínio que tem sobre assuntos essenciais, fazendo você se destacar entre a concorrência.

Para você, que está buscando se manter atualizado sobre o mercado financeiro e quer obter essas certificações necessárias, existem alguns cursos que vão te ajudar a estar bem preparado para as provas.

Continue a leitura e saiba mais sobre esses cursos!

Cursos preparatórios para o mercado financeiro

Os cursos preparatórios que você precisa conhecer para entrar no mercado financeiro com um currículo bem completo são:

  • CPA 10;
  • CPA 20;
  • CEA;
  • AAI – ANCORD;
  • CFP.

Vem comigo para saber mais detalhes sobre cada um deles!

CPA 10

O curso de CPA 10 é um preparatório para a prova da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e a porta de entrada para o mercado financeiro.

Ele é considerado o primeiro nível entre todas as certificações que existem para o mercado financeiro e é indicado para quem busca atuar na prospecção ou na venda de produtos de investimento diretamente para o investidor.

Se você quer trabalhar em agências bancárias ou em plataformas de atendimento, a certificação CPA 10 é um requisito obrigatório.

Com o curso, você irá conhecer o sistema financeiro em geral, entendendo alguns fatores importantes, como:

  • funcionamento do sistema financeiro;
  • noções básicas de economia;
  • regulamentações e API’s existentes;
  • investimentos.

CPA 20

Este curso, assim como o anterior, também é um preparatório para as provas da ANBIMA. No entanto, ele é direcionado para profissionais que desejam atuar na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos de alta renda, como o Private Banking.

Assim como a certificação CPA 10, a CPA 20 também é obrigatória para atuar em agências bancárias e plataformas de atendimento, sua única diferença é que, ao contrário da primeira, essa oferece a possibilidade de trabalhar no setor de alta renda.

“Mas Tiago, considerando essas informações, realmente vale a pena tirar a certificação CPA 10?” E eu te respondo que sim! Confere esse artigo onde eu explico um pouco melhor da importância dessa certificação!

CEA

Mais um curso muito importante para as provas da ANBIMA é o CEA. Ele é voltado para quem quer se tornar um profissional especializado em investimento e deseja exercer a função de assessoria para gerentes de contas de investidores.

O curso irá te preparar para tirar a certificação que te dá a permissão para indicar produtos financeiros e auxiliar os clientes a escolherem os melhores produtos de acordo com o objetivo e perfil de investidor. 

AAI – ANCORD

Este curso é para você que quer se preparar para a prova da ANCORD e tirar sua certificação AAI (agente autônomo de investimento).

Ele é indicado para quem deseja se tornar agente autônomo, também conhecido como assessor de investimentos. Quem atua nessa área trabalha vinculado a uma corretora e é responsável por vender seus produtos, recebendo comissões por isso.

O curso te ajudará a estar preparado para a prova que irá verificar suas qualificações técnicas na execução das atividades necessárias para a vaga e proporcionar o credenciamento e registro essencial para a realização do serviço.

CFP

O curso de CFP é um preparatório para a realização da prova da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro. Ele irá te preparar para obter a certificação que te dá o direito de trabalhar como consultor responsável por algumas atividades, como:

  • análise dos objetivos do cliente;
  • avaliação dos riscos de investimentos;
  • construção de uma estratégia de investimento para cada perfil de investidor.

É importante saber que, além da certificação obtida pela prova da CFP, é preciso ter, no mínimo, três anos de experiência comprovada no atendimento ao cliente nos seguintes setores:

  • investimentos;
  • seguros;
  • aposentadoria;
  • planejamento fiscal;
  • planejamento sucessório.

Portanto, se você deseja seguir essa área, é importante garantir as outras certificações que vão te ajudar a conseguir empregos que te ofereçam a possibilidade de obter a experiência necessária.

Qual é a ordem para realizar os cursos preparatórios?

Não existe uma ordem obrigatória para realizar os cursos. No entanto, é mais eficiente adquirir os conhecimentos aos poucos, iniciando pelo básico e avançando em uma direção cada vez mais especializada para garantir um currículo cada vez mais rico e completo.

Agora que você já sabe quais os cursos preparatórios são importantes para ingressar no mercado financeiro, vem conferir o artigo que vai te dar dicas incríveis para montar seu currículo e atrair a atenção dos recrutadores.

Compartilhe!

guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Acesso Rápido