Saiba A Importância de Identificar O Seu Perfil De Investidor

O seu perfil de investidor funciona como um guia que te auxilia a escolher a melhor opção de investimento de acordo com seus principais objetivos. Ele é importante para garantir que você tome suas decisões financeiras de maneira mais segura e eficiente.

Além disso, independente do resultado, ele não é definitivo e pode ser revisto e alterado conforme suas metas vão mudando ao longo do tempo.

Continue a leitura e conheça a importância de conhecer o seu perfil e saiba quais modalidades existem.

O que é o perfil de investidor?

O perfil de investidor é o resultado de uma análise feita em relação às suas características financeiras e seus objetivos de investimento que tem como finalidade te direcionar para o melhor caminho.

Para isso, serão considerados três pontos importantes que estão relacionados com o que você espera de resultados. São eles:

  • liquidez;
  • rentabilidade;
  • segurança.

Isso mostrará quais são as suas prioridades no momento e serão utilizadas para definir o perfil mais adequado.

Qual é a importância de saber qual o seu perfil?

Toda ação feita no mercado financeiro exige preparo e planejamento para alcançar os resultados desejados e evitar problemas futuros. Para isso, conhecer o seu perfil de investidor é indispensável.

Ele oferece segurança para quem pretende investir, disponibilizando informações que contribuem para você ter mais conhecimento sobre três pilares essenciais:

  1. seus objetivos;
  2. suas expectativas;
  3. seu conhecimento sobre o mercado de investimentos. 

É importante ter em mente que não faz sentido iniciar seus investimentos em produtos com maiores valores de retorno que, consequentemente, oferecem maiores riscos, se você ainda não tem o conhecimento necessário para isso.

Sabendo seu perfil, você saberá quais limites não ultrapassar durante as operações para evitar perder dinheiro.

Portanto, independentemente se você quer investir em fundos imobiliários, ações, debêntures, tesouro direto ou qualquer outra modalidade, é fundamental ter o seu perfil bem definido.

Quais são os tipos de perfis?

Agora que você já sabe a importância de entender qual é o seu perfil de investidor antes de realizar qualquer operação financeira desse segmento, é essencial conhecer os três perfis que compõem esse mercado: 

  1. conservador;
  2. moderado;
  3. arrojado.

Veja mais detalhes sobre cada um deles:

Conservador

Para quem está em busca de um investimento com menores riscos ou acabou de começar a realizar esse tipo de ação, o perfil conservador é o ideal.

Ele é direcionado para as pessoas que têm como prioridade a segurança e querem evitar ao máximo riscos de perdas financeiras.

Portanto, nessa modalidade, os investimentos são feitos, em sua maioria, em produtos com um baixo nível de rentabilidade, porém, com pouca volatilidade que oferecem mais estabilidade, como renda fixa e Tesouro Direto.

Moderado

No perfil moderado, você terá um misto de características de um perfil conservador e arrojado.

Isso significa que, apesar de prezar pela segurança, o investidor moderado está mais disposto a correr riscos em certos momentos para alcançar uma taxa de rentabilidade um pouco mais alta.

Portanto, as opções de investimentos dessa modalidade são bastante variadas, com produtos de alto, médio e baixo risco.

Arrojado

Já no perfil arrojado estão incluídos aqueles que não se importam em correr altos riscos com os investimentos, desde que tenham grandes possibilidades de uma taxa de rentabilidade alta.

Pessoas que se encaixam nesse perfil já estão familiarizadas com o mercado de investimentos e têm grande conhecimento sobre ele, portanto, são mais confiantes em relação às operações que realizam.

Nesse caso, a maioria dos investimentos dessa modalidade são voltados para opções com mais volatilidade e o mais procurado por pessoas que fazem parte desse perfil é a bolsa de valores. 

Apenas uma pequena parte das aplicações é reservada para operações com produtos de baixo risco com o objetivo de garantir seu patrimônio reservado

Como definir qual o perfil mais adequado?

Assim que você decidir realizar algum investimento em uma instituição financeira regulamentada, provavelmente terá que responder algumas perguntas para definir qual o seu perfil. 

Mas, agora que você já conhece os três tipos de perfis, já pode se preparar com antecedência.

Algumas das tarefas que você precisa fazer são:

  • defina quais são seus principais objetivos;
  • pense qual o nível de risco você está disposto a correr;
  • analise se deseja ter resultados de curto ou longo prazo.

Essas informações vão te ajudar a traçar o melhor caminho e garantir os melhores investimentos de acordo com as suas expectativas.

Após definir seu perfil de investidor, você já pode realizar as operações desejadas. Então, aproveite as dicas do artigo e comece já a planejar seus próximos investimentos.

Compartilhe!

guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Acesso Rápido