Se você quer trabalhar no mercado financeiro algum dia, meu nobre gafanhoto, precisa saber o que é CPA 10!
Essa certificação é praticamente obrigatória para quem quer trabalhar em banco ou outras instituições financeiras, e se você não conhece, agora é a hora!
Para entender melhor e manjar dos paranauês tudo da CPA 10, eu preparei este artigo com alguns detalhes importantes sobre ela, beleza? Então pega um lanche e um café e leia até o final!
O que é CPA 10?
Antes de eu explicar o que é CPA 10, eu preciso começar falando sobre a nossa tão querida ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela tem, entre outros objetivos, o desejo de fortalecer o mercado financeiro por meio da educação. Diante disso, para garantir que os profissionais realmente estejam aptos para trabalhar no setor, a entidade criou as certificações. Entre as principais estão a CPA 10, 20, CEA e também a CGA, para quem tem vontade de ser gestor.Mas como funciona a CPA 10?
Agora que você já sabe o que é CPA 10, vou te explicar como funciona tudo isso. Pense assim: você quer trabalhar em uma instituição financeira e ela exige que você seja certificado com a CPA 10. Isso quer dizer que você precisa fazer a prova e atingir a nota para receber a certificação. Basicamente você vai lá, estuda, agenda sua prova, faz o exame e, se for aprovado, está certificado, entendeu? Que nem escola, sem as broncas por causa do boletim.E o que cai na prova?
São vários os assuntos cobrados na CPA 10, cada um deles com sua porcentagem da prova. Presta atenção aí, meu nobre gafanhoto:- Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado (5 a 10%);
- Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor (15 a 20%);
- Noções de Economia e Finanças (5 a 10%);
- Princípios de Investimento — Conceitos (10 a 20%);
- Fundos de Investimento (20 a 30%);
- Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa (15 a 25%);
- Previdência Complementar Aberta PGBL e VGBL (5 a 10%).