Saiba o Que é CPA 10

Se você quer trabalhar no mercado financeiro algum dia, meu nobre gafanhoto, precisa saber o que é CPA 10! Essa certificação é praticamente obrigatória para quem quer trabalhar em banco ou outras instituições financeiras, e se você não conhece, agora é a hora! Para entender melhor e manjar dos paranauês tudo da CPA 10, eu preparei este artigo com alguns detalhes importantes sobre ela, beleza? Então pega um lanche e um café e leia até o final!

O que é CPA 10?

Antes de eu explicar o que é CPA 10, eu preciso começar falando sobre a nossa tão querida ANBIMA, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela tem, entre outros objetivos, o desejo de fortalecer o mercado financeiro por meio da educação. Diante disso, para garantir que os profissionais realmente estejam aptos para trabalhar no setor, a entidade criou as certificações. Entre as principais estão a CPA 10, 20, CEA e também a CGA, para quem tem vontade de ser gestor.

Mas como funciona a CPA 10?

Agora que você já sabe o que é CPA 10, vou te explicar como funciona tudo isso. Pense assim: você quer trabalhar em uma instituição financeira e ela exige que você seja certificado com a CPA 10. Isso quer dizer que você precisa fazer a prova e atingir a nota para receber a certificação. Basicamente você vai lá, estuda, agenda sua prova, faz o exame e, se for aprovado, está certificado, entendeu? Que nem escola, sem as broncas por causa do boletim.

E o que cai na prova?

São vários os assuntos cobrados na CPA 10, cada um deles com sua porcentagem da prova. Presta atenção aí, meu nobre gafanhoto:
  1. Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado (5 a 10%);
  2. Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor (15 a 20%);
  3. Noções de Economia e Finanças (5 a 10%);
  4. Princípios de Investimento — Conceitos (10 a 20%);
  5. Fundos de Investimento (20 a 30%);
  6. Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa (15 a 25%);
  7. Previdência Complementar Aberta PGBL e VGBL (5 a 10%).
Com essa lista já dá pra ter uma boa noção de o que é CPA 10 e do que você precisa estudar, certo? Vale lembrar que a CPA 10 é o início de toda a sua carreira de certificações, então já aproveite e conheça a CPA 20 e a CEA. Elas são tão ou mais importantes que a sua faculdade para você crescer no setor financeiro! Para mais artigos e informações sobre sua carreira financeira e o mercado, confira os artigos da T2 Educação!
Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
guest
1 Comentário
thomaz aquino
thomaz aquino
1

A Certificação CPA 10 me credencia a ser um investidor qualificada perante a CVM?

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram