PIB é o Produto Interno Bruto de um país. No caso deste artigo, ele representa o valor de todos os bens e serviços finais produzidos pela economia brasileira em um certo período.
Os Gastos Públicos Federais são todos os recursos transferidos pelo Governo para Estados, cidades, municípios, entidades privadas e do exterior, a fim de contribuir com o crescimento econômico do país (ao menos em teoria).
Para entender melhor como a melhoria na infraestrutura favorece a logística, considere a Região Norte do Brasil. Ela é uma região com grande potencial de exportação. Se o Governo gasta dinheiro construindo estradas e rodovias que melhoram as condições do transporte de mercadorias até os portos para exportação, o custo do transporte fica menor. A mercadoria, portanto, passa a ter um preço mais competitivo no mercado externo, aumentando a nossa capacidade de exportação.
PIB: Entenda melhor o conceito
Como expliquei aqui em cima, o significado de PIB é ‘Produto Interno Bruto’. O valor do PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um certo período de tempo. Ele é usado basicamente para medir a atividade econômica de um país. No Brasil, o PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o famoso IBGE. O conceito de PIB foi criado em 1953 nas Nações Unidas. Foi baseado em um documento do economista Richard Stone (vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1984). O título desse documento era “1ª Versão do Manual de Contas Nacionais”.
Richard Stone, criador do conceito de PIB em 1984.
Como calcular o PIB
A forma mais simples de calcular o PIB é somar todas as riquezas produzidas no período escolhido, incluindo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Como dito anteriormente, entra no cálculo somente o produto final, e não o gasto com matéria-prima. Exemplo: a extração da madeira é matéria-prima, mas o lápis é o produto final. Somente este último entra no cálculo do PIB. A fórmula do PIB é relativamente simples. Ela é a soma de quatro fatores: PIB = C+I+G+Nx Produto Interno Bruto = Consumo + Investimentos + Gastos Públicos + Saldo da Balança ComercialOs Gastos Públicos Federais
Expliquei no início do post que os gastos públicos federais são todos os recursos transferidos pelo Governo para Estados, cidades, municípios, entidades privadas e do exterior, a fim de contribuir com o crescimento econômico do país. Esses gastos são receitas fixas do Governo com saúde, educação, previdência, pessoal (servidores públicos) e investimentos, dentre várias outras despesas. O Governo Federal, aliás, tem uma política de transparência sobre esses gastos. É possível acessar quase todas as transferências e investimentos do governo através do site http://www.portaltransparencia.gov.br. Nele, os órgãos públicos expõem dados sobre as aplicações de recursos. O Portal da Transparência é gerenciado e mantido pela Controladoria-Geral da União. É claro que os gastos públicos são sempre suspeitos de corrupção, afinal nós vivemos no Brasil. Ainda assim, é válida a iniciativa de abrir as contas públicas para a população. Cabe a nós acreditarmos nestes números ou não e cobrar nossos representantes políticos de serem cada vez mais transparentes em suas decisões.A relação entre PIB e Gastos Públicos Federais
Algumas pessoas imaginam que os Gastos Públicos não geram riqueza para o país e, portanto, não deveriam participar da fórmula do PIB. A pergunta que fica é a seguinte: como os gastos do governo contribuem com o PIB? Quando falamos em gastos de governo, estamos falando de política fiscal. Existem duas formas como o governo gasta dinheiro: através de investimentos que irão estimular a Economia, ou na corrupção (que não deveria existir). Em tese, todos os gastos do governo servem para estimular a Economia. Uma das formas de o Governo gastar dinheiro é através de programas de transferência de renda e programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Imagine um cidadão que receba R$ 100,00 de Bolsa Família. Esta pessoa tem agora poder de compra, ou seja, tem dinheiro para gastar no comércio local, o que gera recolhimento de impostos por parte do comerciante e assim por diante. A outra forma de o governo gastar dinheiro é através de investimentos de infraestrutura. Como exemplo, podemos citar os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. Os investimentos feitos pelo Governo nestes dois eventos esportivos geraram: (1) emprego e renda e (2) melhorias nas estruturas de logística, o que favorece bastante a Economia local. O cenário perfeito seria se não houvesse corrupção e desvio de dinheiro público nesses investimentos, não é mesmo?
Nós sabemos que o caminho é longo para acabar com a corrupção.
Gostaria de fazer um trabalho de evolução da participação do estado (gastos públicos) sobre o PIB nos últimos anos e comparação com ouros países.
Obrigado