Plano de Estudos para CPA-20 — Passo a Passo Para Passar na Prova

Você já deve imaginar que obter uma certificação financeira não é algo tão simples. Afinal, é preciso dominar diversos conhecimentos. Mas, se você utilizar um plano de estudos para CPA 20, pode ficar mais fácil.

Ou seja, é importante que você tenha bem mapeado tudo o que precisa saber para a prova é dividida pelos dias de estudo. Independentemente de quanto tempo falte para o exame, a organização é essencial para garantir bons resultados.

Quer saber mais? Então, continue a leitura deste artigo para eu poder explicar melhor!

Como fazer um plano de estudos para CPA-20?

O primeiro passo para fazer um bom plano de estudos para CPA-20 é ler atentamente todo o edital. A ANBIMA, responsável pela prova, detalha todos os conteúdos que são pedidos.

E sabe o que é mais interessante? Ela indica também o número de questões que cobra de cada assunto. Então, se você levar essa parte em consideração não corre o risco de estudar muito uma matéria que cai pouco e vice-versa.

Atualmente, a prova CPA-20 é dividida da seguinte forma:

  • conceitos básicos de economia, finanças e estatística: 5 a 10%;
  • fundos de investimentos: 16 a 25%;
  • outros produtos de investimentos – 17 a 25%;
  • tributação: 5 a 10%;
  • órgãos de regulação, autorregulação, fiscalização e participantes do mercado: 5 a 10%;
  • compliance legal, ética e análise do perfil de investidor: 10 a 20%;
  • mensuração, gestão de performance e risco: 17 a 25%.

Saiba por onde começar a organizar o plano de estudos

Eu sugiro que você comece organizando a sua agenda. Vai estudar duas horas por dia de segunda a sexta, por exemplo? Então, faça um calendário, seja a mão ou em uma planilha do computador.

Muitas pessoas gostam de estudar toda uma matéria para que depois mudem de assunto. Na minha visão, essa não é a melhor alternativa.

Sabe por quê? Imagine que você dedique duas semanas para estudar fundos de investimentos e depois se dedique para a parte de compliance. Daqui um mês ou dois, você não irá lembrar com clareza do primeiro conteúdo que estudou.

“Tiago, então, o que eu faço?”

Minha ideia: separe a sua agenda para que possa estudar todos os conteúdos ou grande parte deles “juntos”. Mesmo que você se dedique meia hora por dia, isso já será suficiente para que o assunto fique fresco na cabeça. Entendeu?

Faça exercícios durante toda a jornada de estudos

Os exercícios não devem ser feitos após você ter concluído os estudos — uma semana antes da prova, por exemplo. Até porque, eles fazem parte da forma como você absorve o conhecimento.

Tem uma ideia da matéria e quer se testar? Responda a algumas perguntas. Além de ajudar a memorizar conceitos importantes, pode tornar o seu estudo mais dinâmico e evitar a ansiedade no dia da prova.

Lembre-se de que para ter um estudo proveitoso não basta ler bastante. É preciso, ainda, elaborar resumos, mapas mentais e, claro, fazer exercícios.

Defina um método para estudar melhor

Quer ter um excelente aproveitamento e guardar o máximo de informações? Então, é importante que você defina um método e não apenas o tempo que irá dedicar para estudar.

Existem diversas técnicas que permitem organizar o plano de estudos CPA-20, como a Pomodoro. Funciona assim: você determina que irá estudar durante um curto período, que geralmente é de 25 minutos.

Depois desse tempo, você pode descansar por 5 minutos. Ao final dos primeiros 50 minutos de estudo (25 + 25 depois do intervalo), você para por 10 minutos. Após isso, aí volta a estudar mais 25 minutos e parar 5 minutos.

Entendeu mais ou menos a ideia? O intuito aqui é fazer com que você tenha bastante foco, mas durante um período curto. Melhor do que estudar sem prestar atenção por várias horas, né?

Há ainda outros métodos que você pode escolher. O importante é que seja algo que dê certo para o seu perfil e planejamento, ok?

Leve o seu plano de estudos a sério

Organizou a sua rotina e tudo o que você precisa estudar para tirar a certificação? Então, não dê bobeira

Comece o quanto antes a estudar. Leve o seu planejamento a sério, mesmo quando ele estiver difícil. Lembre-se de que cada etapa vencida é um degrau a mais que você sobe em direção aos seus sonhos.

Precisa de uma ajudinha para entender todas as matérias? O curso da T2 Educação para CPA-20 é a solução ideal. Matricule-se já e faça uma boa prova!

0 0 vote
Article Rating
0
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por: