O Que É Mercado Financeiro e Como Trabalhar na Área

Você já deve ter ouvido falar muito nesse termo, não é mesmo? Mas, afinal, o que é mercado financeiro? Como ele funciona? E o que é preciso para traçar uma carreira profissional nesta área?

Neste artigo você irá entender tudo o que necessita sobre o assunto. Confira!

O que é mercado financeiro?

O mercado financeiro compreende todo o ambiente de negociações tanto de compra como de venda de ativos financeiros.

Eles podem ser ações de empresas, títulos, câmbio de moedas estrangeiras e até mesmo matérias-primas, como é o caso de metais preciosos — ouro e prata, por exemplo.

Inclusive, ele é dividido em quatro grandes vertentes:

  • créditos: utiliza o dinheiro de investidores para fazer empréstimos, cobrando juros mais altos para pagamentos, buscando um maior retorno;
  • capital: formado pela bolsa de valores, corretoras e instituições financeiras, cuidando da parte de ações, títulos, contratos, renda fixa e ações;
  • monetário: regula a liquidez da economia, uma vez que possui uma série de taxas básicas de transações de curto prazo que garantem o equilíbrio de oferta e procura da moeda;
  • câmbio: responsável pela troca de moedas, é importante principalmente para instituições transnacionais, exportadoras, importadoras ou mesmo para pessoas físicas que viajam.

Para entender o que é mercado financeiro, é preciso saber que existem os seguintes atuantes:

  • bolsa de valores: plataforma que possibilita as transações;
  • investidores: aqueles que colocam o seu dinheiro em algum ativo com a intenção de fazê-lo multiplicar com os rendimentos ocasionados pelo aumento de valorização;
  • empresas: aqueles que são donos dos recursos e colocam algum bem à venda com o objetivo de acumular capital para si mesmo, seja com a finalidade de pagar dívidas ou aumentar seu poder de lucratividade;
  • intermediários: agentes responsáveis por orientar quem deseja ingressar no mercado financeiro, podendo atuar em diversas áreas.

Como trabalhar na área?

Uma vez que você entendeu o que é mercado financeiro e se interessou pelo assunto, é momento de entender como você pode ingressar como um intermediário entre empresas e investidores.

Vamos lá? Os principais cargos para trabalhar nesse setor são:

Trader

Apesar de ser uma função um pouco controversa entre os setores mais conservadores do mercado financeiro, o Trader é importante para gerar liquidez em ativos de curto prazo.

Isso porque ele faz várias pequenas transações durante o dia, buscando brechas para aumentar o faturamento das empresas. Para isso, é imprescindível saber identificar as oscilações para saber o momento ideal de comprar ou vender.

Analista de Investimento

Como sugere o nome, o Analista de Investimentos é o encarregado por realizar análises do mercado financeiro e orientar seus clientes sobre quais são os ativos que valem a pena naquele momento.

Também são capazes de realizar projeções com base nos dados do mercado financeiro, a fim de entender as movimentações e, então, produzir avaliações mais assertivas sobre a situação econômica atual.

Gestor de compliance

Nesse cargo, o profissional será responsável por verificar se os procedimentos financeiros estão sendo realizados da forma correta. Ou seja, ele funciona como uma espécie de fiscal para garantir que as regras da empresa estão sendo cumpridas ao realizar as transações.

Isso é importante porque evita o surgimento de comportamentos nocivos e ações fraudulentas que poderiam prejudicar muita gente, além de esquemas de corrupção. Interessante, né?

Agente Autônomo de Investimentos (AAI)

O Agente Autônomo de Investimentos é uma carreira em ascensão no Brasil. Trata-se de alguém que utiliza os seus conhecimentos sobre o mercado para auxiliar outras pessoas no processo de investimentos.

Ele deve explicar os clientes as regras, além de fazê-lo entender quais são os diferentes tipos de rendimentos, taxas, fundos, entre outras questões para que haja clareza na hora de escolher o seu ativo.

Quais qualificações devo ter para trabalhar no mercado financeiro?

Não basta apenas saber o que é mercado financeiro, senão ser um profissional habilitado para exercer essa função. Beleza?

Mais do que isso, você deve buscar sempre atualizações. Leia livros, ouça podcasts, consulte sites especializados e mantenha-se sempre informado sobre as principais novidades na área.

A formação acadêmica em áreas relacionadas, como Economia, Ciências Contábeis, Administração ou mesmo Tecnologia da Informação (TI) são as mais comuns entre os profissionais.

Outro ponto importante é a dominância na língua inglesa. Ainda que você trabalhe no Brasil, existem muitos termos em inglês utilizados no dia a dia. 

Além disso, pense na possibilidade de se expandir para empresas multinacionais, por exemplo. Por que não?

Agora, algo crucial para a possibilidade de trabalhar no mercado financeiro são as  certificações com selo da ANBIMA, um dos principais órgãos auto regulador do setor. Os principais cursos para obtê-las são:

  • CFP;
  • CFA;
  • CGA;
  • CNPI;
  • CPA-10;
  • CPA-20
  • CEA.

A recomendação é que você escolha a carreira que deseja seguir e, depois, entenda qual dessas especializações é a mais apropriada!

Agora que já sabe o que é mercado financeiro e como trabalhar na área, leia o blog da T2 Educação para saber mais!

0 0 vote
Article Rating
0
Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Graduado em Matemática, pós graduado em negócios bancários pela FAAP e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Possui certificação CEA e AAI. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Deixe um Comentário:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por: