Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diretor Financeiro: Entenda O Cargo de CFO De Uma Empresa

Ao fundar uma empresa, o empreendedor enfrenta uma série de necessidades de tomada de decisão, tendo em vista que existem diversos obstáculos no caminho. Para auxiliar esse percurso, o diretor financeiro exerce um papel fundamental. Tal profissional, conhecido também como CFO (da sigla Chief Financial Officer em inglês,) tem migrado cada vez mais de responsável pelos balanços e números da companhia para o papel de assessor estratégico de negócios. Quer entender melhor o que isso significa na prática? Então, se liga no conteúdo que eu preparei!

Novo papel do diretor financeiro

Com as transformações tecnológicas e as mudanças na dinâmica do mercado de trabalho, a rotina do diretor financeiro também foi alterada. Antigamente, o cargo se resumia a análise de dados e a criação de relatórios para a diretoria. Atualmente, com a tecnologia e a dinamização do mercado, o profissional precisa prezar pela imagem da empresa em relação a fornecedores e organizações financeiras. Além disso, ele é responsável por avaliar orçamentos e aspectos econômicos importantes. Com isso, ele adquiriu funções essenciais para o sucesso dos negócios, com objetivo de gerar longevidade, ou seja, fazer com que a empresa tenha caixa para manter o negócio funcionando.

Quais as responsabilidades do CFO?

Nada é de graça em uma empresa, seja um café ou o tempo investido em um treinamento. Tudo que é gasto a mais, se não for bem investido, pode ter consequências negativas no caixa da empresa no futuro. Entende? Então, o diretor financeiro é o responsável por alertar o tempo todo que tudo tem um custo e que esse dinheiro pode faltar. Além disso, é ele quem irá determinar as metas e o acompanhamento delas. Está sob as responsabilidades de um diretor financeiro:

1. Visão de negócio

O CFO deve se dedicar na visualização da situação da empresa como um todo, já que o cargo funciona como um “braço direito” na organização. Ou seja, é necessário a visão macro para saber por qual caminho seguir e o que fazer para obter os resultados.

2. Avaliação de recursos

Como uma das funções básicas, é necessário adequar os ativos financeiros, visando sempre o melhor resultado possível para a empresa. É isso que fará com que seja possível o seu desenvolvimento e manutenção.

3. Conhecimento de todas as áreas

O diretor financeiro deve conhecer tudo sobre todos os departamentos de uma empresa, como se fosse um tipo de conselheiro que entrega as informações corretas a quem precisa. Para que isso seja possível, existem ferramentas como: análise de dados, big data e ERPs, que permitem mais qualidade nos conhecimentos.

Quais as características de um diretor financeiro?

Para atuar nessa área, são necessárias algumas características específicas, como:

 Ser analítico

Parece óbvio, mas, um bom diretor financeiro precisa saber analisar os números de forma correta, transformando-os em novas oportunidades, planos de ação, contratação de pessoas ou tecnologias, mudanças estruturais e assim por diante.

Entender do modelo de negócio

Um bom profissional desta área precisa estar sempre atento ao mercado, conhecendo cada processo interno da sua empresa. Somente dessa forma é possível traçar estratégias assertivas. Beleza?

Estar atualizado

É necessário estar atualizado sobre todas as situações que possam afetar a empresa de alguma forma. Ou seja, é necessário que esteja por dentro das questões políticas, que entenda sobre investimentos, dentre outros assuntos.

Qual a formação necessária para atuar como CFO?

Por se tratar de um cargo de diretoria, é preciso que o profissional tenha experiência prévia em gestão de equipe — em nível sênior. Além disso, é necessário formação em áreas como: finanças, contabilidade, economia ou administração de empresas. Existem diversos CFOs também formados em mestrado, MBA, doutorado ou pós-graduação em áreas de gestão.

Qual salário médio do diretor financeiro

Por sua posição estratégica em uma empresa, o cargo pode ser muito bem remunerado. Os salários podem chegar até R$ 45.000 em grandes empresas. Gostou de entender mais sobre o cargo de diretor financeiro? Continue acompanhando o blog da T2 Educação para mais assuntos como esse.
Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode se interessar por

Acesso Rápido
entenda o que é o ipca acumulado

IPCA Acumulado: O Que É E Como Ele Influencia O Mercado

Se você é uma pessoa antenada nas notícias, provavelmente, já ouviu falar do IPCA acumulado, né? De vez em quando, esse termo aparece nos noticiários, como um dos indicadores mais importantes do país.  Mas, afinal, do que se trata esse tal de IPCA? Será que ele influencia na minha e na sua vida? Tenho certeza…

Ler mais