Ao fundar uma empresa, o empreendedor enfrenta uma série de necessidades de tomada de decisão, tendo em vista que existem diversos obstáculos no caminho. Para auxiliar esse percurso, o diretor financeiro exerce um papel fundamental.
Tal profissional, conhecido também como CFO (da sigla Chief Financial Officer em inglês,) tem migrado cada vez mais de responsável pelos balanços e números da companhia para o papel de assessor estratégico de negócios.
Quer entender melhor o que isso significa na prática? Então, se liga no conteúdo que eu preparei!
Novo papel do diretor financeiro
Com as transformações tecnológicas e as mudanças na dinâmica do mercado de trabalho, a rotina do diretor financeiro também foi alterada.
Antigamente, o cargo se resumia a análise de dados e a criação de relatórios para a diretoria.
Atualmente, com a tecnologia e a dinamização do mercado, o profissional precisa prezar pela imagem da empresa em relação a fornecedores e organizações financeiras. Além disso, ele é responsável por avaliar orçamentos e aspectos econômicos importantes.
Com isso, ele adquiriu funções essenciais para o sucesso dos negócios, com objetivo de gerar longevidade, ou seja, fazer com que a empresa tenha caixa para manter o negócio funcionando.
Quais as responsabilidades do CFO?
Nada é de graça em uma empresa, seja um café ou o tempo investido em um treinamento. Tudo que é gasto a mais, se não for bem investido, pode ter consequências negativas no caixa da empresa no futuro. Entende?
Então, o diretor financeiro é o responsável por alertar o tempo todo que tudo tem um custo e que esse dinheiro pode faltar. Além disso, é ele quem irá determinar as metas e o acompanhamento delas.
Está sob as responsabilidades de um diretor financeiro:
1. Visão de negócio
O CFO deve se dedicar na visualização da situação da empresa como um todo, já que o cargo funciona como um “braço direito” na organização. Ou seja, é necessário a visão macro para saber por qual caminho seguir e o que fazer para obter os resultados.
2. Avaliação de recursos
Como uma das funções básicas, é necessário adequar os ativos financeiros, visando sempre o melhor resultado possível para a empresa. É isso que fará com que seja possível o seu desenvolvimento e manutenção.
3. Conhecimento de todas as áreas
O diretor financeiro deve conhecer tudo sobre todos os departamentos de uma empresa, como se fosse um tipo de conselheiro que entrega as informações corretas a quem precisa. Para que isso seja possível, existem ferramentas como: análise de dados, big data e ERPs, que permitem mais qualidade nos conhecimentos.
Quais as características de um diretor financeiro?
Para atuar nessa área, são necessárias algumas características específicas, como:
Ser analítico
Parece óbvio, mas, um bom diretor financeiro precisa saber analisar os números de forma correta, transformando-os em novas oportunidades, planos de ação, contratação de pessoas ou tecnologias, mudanças estruturais e assim por diante.
Entender do modelo de negócio
Um bom profissional desta área precisa estar sempre atento ao mercado, conhecendo cada processo interno da sua empresa. Somente dessa forma é possível traçar estratégias assertivas. Beleza?
Estar atualizado
É necessário estar atualizado sobre todas as situações que possam afetar a empresa de alguma forma. Ou seja, é necessário que esteja por dentro das questões políticas, que
entenda sobre investimentos, dentre outros assuntos.
Qual a formação necessária para atuar como CFO?
Por se tratar de um cargo de diretoria, é preciso que o profissional tenha experiência prévia em gestão de equipe — em nível sênior.
Além disso, é necessário formação em áreas como: finanças, contabilidade, economia ou
administração de empresas. Existem diversos CFOs também formados em mestrado, MBA, doutorado ou pós-graduação em áreas de gestão.
Qual salário médio do diretor financeiro
Por sua posição estratégica em uma empresa, o cargo pode ser muito bem remunerado. Os salários podem chegar até R$ 45.000 em grandes empresas.
Gostou de entender mais sobre o cargo de diretor financeiro? Continue acompanhando o
blog da T2 Educação para mais assuntos como esse.