Cursos Preparatórios

Sua jornada para certificações começa aqui!

Cursos Livres

Transforme seu futuro profissional, construindo caminhos sólidos para o sucesso!

O que nossos alunos dizem?

Confira os depoimentos e histórias de sucesso!

Conheça as Certificações do Mercado Financeiro

Compartilhar
Conheça as certificações do mercado financeiro

Você tem as chaves para abrir a porta de uma carreira inabalável

Livro: Sua carreira é maior que seu emprego

Se você chegou aqui, meu nobre gafanhoto, deve estar em busca de entender tudo sobre as certificações do mercado financeiro para ingressar nesse universo, não é mesmo? Bom, saiba que você veio ao lugar certo, pois eu sou um especialista nesse tema e posso te ajudar a escolher a certificação ideal para atingir seus objetivos.  Mas já vou avisando, você vai ter que estudar muito para manjar de todos esses paranauês, então vamos lá!

 Certificações do mercado financeiro — ANBIMA e Ancord 

A primeira coisa que você precisa saber é que as certificações do mercado financeiro são divididas entre: 
  • ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais);
  • Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias);
  • APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais);
  • Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).
Expliquei direitinho cada uma aqui embaixo, dá uma olhada:

CPA-10

Conhecida como CPA-10, a Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é por onde grande parte das pessoas começa, meu nobre gafanhoto.  Se você quer trabalhar em banco, esse, com certeza, é o primeiro passo. Ela comprova seu conhecimento básico sobre o mercado.

CPA-20

Quem está em busca de trabalhar em banco, mas em funções mais complexas, como venda de produtos de alta renda, precisa fazer a CPA-20.  Ela te habilita a fazer tudo aquilo que a CPA-10 garante com alguns bônus. Ainda é indicada para carreiras bancárias. 

CEA 

A CEA é para quem realmente já manja dos paranauês do mercado. Quem é aprovado se torna um especialista em investimentos da ANBIMA e, além disso, ainda pode fazer o que a CPA-10 e 20 habilitam. 

CGA 

Se sua praia é trabalhar com gestão de fundos de investimento, a CGA é a ideal dentre as certificações do mercado financeiro.  A diferença aqui é que, diferente das anteriores, ela não te permite fazer o que a CPA-10, 20 e CEA habilitam. 

CNPI 

A CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), ao contrário das certificações anteriores, é da Apimec. Ela é obrigatória se você quer ser um Analista de Valores Mobiliários.

 CFP® 

A sigla CFP® significa Certified Financial Planner. É uma certificação global, uma das mais reconhecidas mundo afora.  Aqui, quem dá a prova é a Planejar e te permite criar a melhor carteira de investimentos para seu cliente de acordo com suas necessidades e perfil. Certificação Ancord Quer se tornar um AAI, meu nobre gafanhoto? A prova da Ancord é para você! Ela valida se você tem a desenvoltura e a ética suficiente para lidar com todos os B.Os que podem aparecer no dia a dia da profissão.  E aí, gostou de aprender mais sobre todas as possibilidades de certificação do mercado financeiro? Aqui no blog da T2 tem conteúdo para você estudar mais sobre elas. Confira!