Eu já falei aqui muitas vezes que é importante você buscar a certificação ANBIMA, o quanto isso melhora seu currículo e tudo mais. Aí, agora você deve estar se perguntando:
“Ok, Tiago! Eu entendi. Mas, como eu faço isso? Por onde eu começo?”
De fato, as certificações não são algo que você vai simplesmente entender do dia para a noite. E para correr atrás da sua, você precisa saber mais sobre elas e também sobre os processos para conseguir uma.
Para resolver isso, nobre gafanhoto, eu preparei este artigo com tudo o que você precisa entender antes de carimbar uma certificação ANBIMA no seu currículo. Aproveite!
1. Entenda o que é uma certificação ANBIMA
Eu sei que você deve ter uma ideia do que sejam a CPA-10, 20 e CEA, mas você sabe o real objetivo de uma certificação ANBIMA, porque ela existe e
o que é a entidade?
Apesar de ser algo bem específico, entender tudo isso é importante para você saber onde está colocando seus esforços e o que pode te trazer no futuro.
As certificações não são só provas para mostrar para os recrutadores que você tem conhecimento. Elas são um instrumento educacional! A ideia aqui é nivelar o mercado e melhorá-lo como um todo.
Um dos pilares da ANBIMA é “educar”, e, entre outros meios, é assim que ela faz isso, entendeu?
2. Decida qual é a certa para você
Nenhuma
certificação ANBIMA é pré-requisito para outra. Ou seja, você pode fazer a que você quiser. Mas, muita calma nessa hora, nobre gafanhoto! As provas não são gratuitas, então não pense que você vai poder testar e testar e testar…
O principal aqui é entender quais são seus objetivos na carreira:
- a CPA-10 é sempre uma boa, pois será exigida de você em muitos empregos no mercado, principalmente se quiser ser gerente (quem não quer, certo?);
- a CPA-20 já é mais difícil, e não é exatamente uma exigência, mas te oferece um diferencial grande no currículo e também permite trabalhar com clientes jurídicos de um nível maior em termos de investimentos e renda. Ela também vale pela CPA-10;
- a CEA é mais focada em investimentos e permite que você faça indicação de produtos, ou seja, se você quer iniciar uma carreira de consultor de investimentos , por exemplo, ela pode ser o primeiro passo rumo à sua carteira de clientes. A prova é um pouco mais difícil, mas ela vale pela CPA-10 e pela CPA-20!
3. Faça um curso preparatório
Decidiu qual certificação ANBIMA você quer tirar? Então é hora de começar a estudar.
Uma boa dica é
investir em um curso preparatório. Com materiais específicos e atualizados, algumas aulas podem fazer a diferença e te fazer passar muito mais rápido e com melhores resultados nos exames!
Além disso, você pode contar com o apoio de profissionais e professores prontos para te ajudar, até na hora de estudar sozinho.
Depois é só
agendar o exame, fazer a prova e garantir sua certificação!
Quer entender melhor ainda tudo isso? Eu fiz uma
série de vídeos no Youtube falando mais sobre as certificações! E para mais artigos, veja o
blog da T2 Educação.