Entenda o Porquê a PLD Ganhou Destaque nas Provas da Anbima

Lavagem de dinheiro é um tema que está sempre em alta, né? Se você acompanha o noticiário já deve ter visto esse conceito algumas vezes. Mas agora a PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) também está se tornando mais recorrente no mercado financeiro. 

Por conta disso, a Anbima mudou um pouco o conteúdo das provas. Quer saber tudo sobre a novidade? Então, pega seu café e continua a leitura do artigo que você vai ver: 

  • o que é a prevenção à lavagem de dinheiro?
  • o que mudou nas provas da Anbima com a PDL?
  • como se preparar para as provas da Anbima?

O que é a prevenção à lavagem de dinheiro?

Basicamente, a prevenção à lavagem de dinheiro (PLD) consiste em um conjunto de práticas para evitar a incorporação de bens de forma ilícita. No Brasil, desde 1998, existe uma lei específica para isso, a Lei de Lavagem de Dinheiro ou Lei nº 9613. 

A legislação atribui responsabilidades para pessoas físicas e jurídicas de diversos segmentos — incluindo o financeiro. O não cumprimento dessas regras pode ocasionar em uma série de penalidades. 

Por isso, é tão importante entender como tudo funciona para evitar esses riscos, né? 

Depois de 1998, o país continuou avançando e aprimorando a supervisão do crime. Em 2012, por exemplo, a Lei nº 9613 foi alterada pela Lei nº 12.683. Entre as mudanças estavam: 

  • extinção do rol taxativo de crimes anteriores, admitindo-se qualquer infração penal como antecedente da lavagem de dinheiro;
  • aumento da multa máxima para R$ 20 milhões;
  • inclusão de novos sujeitos obrigados, como profissionais de assessoria financeira, entre outros. 

O que mudou nas provas da Anbima com a PLD?

Recentemente, a CVM  e o Banco Central atualizaram a regulação sobre a Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo. Isso ocorreu por meio da  Instrução CVM 617 e pela Circular 3.978 do Banco Central.

Por conta dessas mudanças, desde abril deste ano, a ANBIMA está cobrando as novidades nos exames da CPA-10, CPA-20 e CEA. “Tiago, mas na prática o que muda?

Bem…a prova da ANBIMA permanece igual. O número de questões, o estilo das perguntas e as regras para a sua realização. 

Porém, agora, além daqueles conteúdos que você sabe que iriam cair, você precisa saber quais foram as mudanças nas leis. Sacou?

Em outras palavras, a ANBIMA apenas atualizou o seu edital do que pode cobrar nas provas. E você, como pessoa antenada, não pode deixar de estudar o assunto, né?

Como se preparar para as provas da Anbima?

Como as provas anteriores não contemplavam essas novas regras da PLD, não adianta confiar apenas nelas, né?

Claro, elas ainda são interessantes para se informar sobre outros tópicos. Mas para ter um aproveitamento melhor, você deve buscar os conteúdos atualizados. 

Eu sugiro que você leia a Instrução CVM 617 e a Circular 3.978 do Banco Central, afinal, elas deram início a todas essas mudanças. Mesmo que seja difícil entender tudo, não tem problema. 

Anote as novas regras e o que você entendeu ao lado. Depois faça uma nova leitura e veja se extrai algo diferente. 

Esse contato com as leis e regulamentações é essencial, pois algumas provas cobram o tema seca. Ou seja, exatamente aquilo que está nos documentos, e a ANBIMA não foge disso em algumas questões. 

Além do mais, é importante contar com um curso que esteja atualizado e que possa dar o caminho das pedras para conquistar sua certificação. A T2 Educação é a sua melhor opção!

Somos especialistas nas provas para o mercado financeiro, incluindo CPA-10, CPA-20 e CEA. Seja porque você quer crescer na carreira ou, até mesmo, mudar de área, passar nesses exames é fundamental para comprovar conhecimento. 

Nos cursos da T2 Educação, você encontra:

  • conteúdos atualizados, de acordo com o que é pedido pela ANBIMA; 
  • aulas on-line e dinâmicas para que você entenda todos os assuntos;
  • simulados interativos que você pode montar como quiser;
  • comunidade com outros alunos para compartilhar sua experiência;
  • suporte especializado para tirar suas dúvidas;
  • e muito mais. 

A PLD até pode ter mudado, mas aqui na T2 você não precisa se preocupar. Você conseguirá tirar o assunto de letra, da mesma forma que os outros conteúdos. 

Quer tirar uma certificação do mercado financeiro? Então, se matricule em um dos cursos da T2 Educação agora mesmo!

Tiago Feitosa
Tiago Feitosa

Graduado em Matemática e pós graduado em negócios bancários pela FAAP. Possui as certificações CPA10, CPA20, CEA e AAI, além disso é Consultor de Valores Mobiliários credenciado na CVM. Se dedica a ajudar cada vez mais pessoas a se capacitarem profissionalmente.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
guest
0 Comentários

Você também pode se interessar por

COMPARTILHE!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram